GA Agrosoluções

MIP – Manejo Integrado de Pragas: saiba como proteger sua lavoura

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é um conjunto de medidas utilizadas para o controle de pragas agrícolas, insetos, doenças e plantas daninhas. O objetivo do manejo integrado não é de eliminar as pragas, mas reduzir a sua população, garantir mais segurança e produtividade no campo impedindo de causarem grandes prejuízos. Neste texto, você entenderá […]

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é um conjunto de medidas utilizadas para o controle de pragas agrícolas, insetos, doenças e plantas daninhas.

O objetivo do manejo integrado não é de eliminar as pragas, mas reduzir a sua população, garantir mais segurança e produtividade no campo impedindo de causarem grandes prejuízos.

Neste texto, você entenderá como é feito o MIP e suas vantagens, além de conhecer as principais pragas que os agricultores brasileiros enfrentam e como o fazer o manejo ideal a fim de detectar e sanar esse problema.

 

O QUE É O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS (MIP)

O MIP é uma estratégia para garantir a proteção da lavoura de maneira econômica e sustentável. Seu objetivo é controlar pragas agrícolas, doenças e plantas daninhas, portanto, busca manter o equilíbrio do ecossistema e minimizar os riscos ambientais.

Ele é um conjunto de medidas que visa manter as pragas abaixo do nível de dano econômico (NDE). Essas medidas são aplicadas quando a densidade populacional da praga atinge o nível de controle (NC). Quando a população de insetos prejudiciais se mantém abaixo do NC, ela está em nível de equilíbrio (NE)

Para realizar o MIP existem diferentes ferramentas de controle, como produtos químicos, agentes biológicos (predadores, parasitoides, bactérias, fungos e vírus), extratos de plantas, manejo cultural, plantas-iscas e liberação de machos estéreis.

 

 VANTAGENS DO MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS

A importância do MIP está em suas vantagens.

Para ter sucesso e conseguir cada uma dessas vantagens, portanto, é preciso dedicação e presença constante do agricultor na lavoura para quantificar a ocorrência das pragas.

 

MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS NA PRÁTICA

É possível e rentável fazer manejo integrado de pragas (MIP) em grandes áreas de lavoura.

O manejo integrado de pragas baseia-se em aspectos fundamentais que devem ser realizados no cotidiano, mas sempre, com assistência de um agrônomo ou técnico responsável:

 

PRINCIPAIS PRAGAS NA LAVOURA

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Embrapa as principais pragas da agricultura brasileira são:

O manejo incorreto e a ameaça constantes de pragas, faz com que muitos agricultores aumentem o número de aplicações de inseticidas nas lavouras. Na maioria das vezes, porém, a aplicação é feita sem que haja real necessidade, ou seja, resulta na elevação dos custos de produção e em maiores impactos ambientais.

 

COMO SANAR ESSE PROBLEMA

O manejo ideal é o caminho para sanar possíveis problemas na lavoura. Além disso, o monitoramento constante e o conhecimento da cultura escolhida, junto com as orientações já vistas, te deixam um passo à frente as adversidades do campo.

Invista também em sementes apropriadas, certas variedades já desenvolveram mecanismos de defesa e se tornaram menos sujeitas às doenças.

Sendo assim, além do uso adequado dos produtos químicos, prescrito por um responsável é indicado que o produtor realize, sempre que possível, a rotação de defensivos que utilizem diferentes princípios-ativos para evitar os problemas associados à resistência das pragas.

Considerando que este cuidado é um dos principais fatores relacionados à eficiência desta estratégia de controle, a utilização de soluções digitais para ajudar na administração e no planejamento torna-se indispensável para os grandes produtores rurais.

 

SOLUÇÕES DIGITAIS PARA GESTÃO DE FAZENDA

O setor agrícola tem uma grande área de abrangência, considerando que o produto dos agricultores exige atenção em diferentes etapas. Para ter informações rápidas e acessíveis em qualquer local, você precisa ter tecnologias que permitam, sem dificuldade, que os dados estejam em um ambiente preservado e seguro, para consulta e análise sempre que for preciso.

Atualmente está tudo mais rápido e informatizado, assim a redução da demanda de trabalho e o aumento da sua lucratividade está a um clique de distância.

Para não comprometer sua produção é recomendado investir no monitoramento a partir de soluções digitais como o aplicativo MIP. O monitoramento não serve apenas para o controle de pragas, mas também para se entender como doenças, inimigos naturais e ervas daninhas estão se comportando na sua lavoura e qual é a forma mais acertada e ágil para tomar decisões a fim de efetuar um plano de controle.

Entre em contato e conheça o GA Master, um sistema completo e integrado de gestão de fazenda.