GA Agrosoluções

Agricultura: Pequenos Erros, Grandes Prejuízos

setor agrícola tem uma grande área de abrangência, já que o produto dos agricultores possui diferentes etapas, por isso, pequenos erros na agricultura podem gerar grandes prejuízos.

 

Um dos setores mais importantes no cenário brasileiro, o agronegócio é uma das áreas mais promissoras da economia do Brasil.

 

A agricultura vem ganhando destaque, colando o Brasil como terceiro maior exportador agrícola no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

 

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) prevê safra recorde de grãos em 2020. A pesquisa prevê que a safra brasileira deverá ser a maior da série histórica do instituto.

 

Se manter e crescer no agronegócio não é tão simples, o produtor rural precisa se preocupar com o manejo do solo, com o clima, calcular a safra, além disso, lidar com os imprevistos.

 

Alguns erros relacionados à agricultura podem comprometer os resultados da produção, então, conheça os 6 erros mais comuns, que causam grandes prejuízos e se livre deles.

 

1º Confiar somente na intuição

O problema em si, não é intuição no sentido de escolhas, mas como única ferramenta para administrar sua propriedade.

A agricultura é um negócio e como tal requer planejamento, é claro que sua experiência conta muito na tomada de decisão, mas só a intuição não é o suficiente para prosperar. É preciso aliar estratégias, metodologias e dados concretos.

Nos negócios, confiar em hipóteses ou na sua intuição não é positivo, mais importante, é ter todas as informações registradas, para conseguir avaliar os processos de produção e rentabilizar.

Conte com um planejamento eficiente para diminuir os riscos e consequentemente, aumentar os lucros.

 

2º Desperdiçar

O desperdício é a utilização errada dos bens, ou seja, pode gerar consequências imediatas ou futuras. Na agricultura os dois maiores desperdícios são de água e pesticidas.

A água é um dos bens mais preciosos no agronegócio e sua falta é visível na queda da produção agrícola. Então, valorize e cuide dos poços, cisternas e açudes.

Já os pesticidas precisam ser calculados corretamente, além disso, requer orientação técnica para evitar desperdício e a contaminação do meio ambiente.

O ranking da FAO mostrou que o uso de defensivos no Brasil é menor que na Europa e isso contribui com a qualidade dos nossos produtos agrícolas.

 

3º Desrespeitar as condições climáticas

Durante o planejamento de uma safra, o manejo do solo e o clima são aspectos que precisam ser estudados.

Cada cultura necessita de uma temperatura e condição climática para produzir. Desrespeitar essas informações compromete a produção e gera prejuízos.

Outro exemplo para esse assunto é sobre a aplicação de defensivos em dias de vento ou chuva, a recomendação é não pulverizar nesses dias, pois causa gastos com o uso incorreto do produto e sua aplicação não será eficiente, deixando a plantação suscetível a pragas, além de contaminar outras áreas.

 

4º Retirada de mata ciliar

As áreas de preservação permanente (APPs) são protegidas por leis, mas muitas vezes isso não impedem produtores de desmatar para ampliar a produtividade.

Ao retirar a mata ciliar, o prejuízo imediato é uma multa, mas a consequência a longo prazo pode ser a inutilização da terra devido a perca da qualidade.

O mais importante nesse assunto é que o agricultor valorize e mantenha os cuidados com a terra. Como todo negócio, é preciso a estratégia certa para atingir o sucesso e a sustentabilidade econômica na sua atividade.

 

5º Descuidar do estoque

O estoque é um dos itens mais importantes dos negócios rurais, portanto, negligenciar os cuidados do estoque compromete os lucros de toda produção.

Se o gestor de fazenda não tiver o controle da entrada e saída dos bens, fica sujeito a furtos, desvios e a perca de mercadorias por prazo de validade. Por consequência coloca uma colheita inteira em risco, o que significa um grande prejuízo financeiro.

A melhor maneira de cuidar do estoque é com um software de gestão.

 

6º Desconhecer um software de gestão

Se falamos até aqui que a agricultura é um negócio, então a propriedade rural deve ser vista como uma empresa e ser tratada como tal. Um negócio administrado de maneira informal, com planilhas e cadernetas de anotações tem mais chances de erros e de ineficiência em seus processos.

O produtor rural tem o domínio da terra e precisa de um software de gestão de fazenda para tocar o negócio de maneira produtiva. Essa tecnologia tem o objetivo de auxiliar no controle de tudo que envolve sua safra, desde o planejamento até a venda do  produto.

Permite que você saiba seu fluxo de caixa e saiba exatamente como está sua saúde financeira, tudo em um ambiente preservado e seguro, para consulta e análise sempre que for preciso.

É esse o ambiente que o GA Master um sistema completo e integrado oferece.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e tenha uma gestão completa de sua propriedade.

Comente o que achou:

Veja mais

Outros artigos:

Vantagens da gestão integrada para certificação de fazenda

Vantagens da gestão integrada para certificação de fazenda

Transforme sua fazenda com gestão integrada e certificação de fazenda! Melhore a eficiência, a qualidade

Conciliação Bancária: Passos Práticos para Produtores Rurais

Conciliação Bancária: Passos Práticos para Produtores Rurais

Transforme a gestão financeira no campo com a importação de extratos e conciliação bancária do

Vem aí a Safra de Verão: Expectativas e Preparativos

Vem aí a Safra de Verão: Expectativas e Preparativos

Produtor rural, é hora de ter tudo planejado para a próxima safra de verão. Sabe

3 passos para melhorar a gestão rural da propriedade

3 passos para melhorar a gestão rural da propriedade

A gestão rural visa melhorar os processos da propriedade, reduzir custos e minimizar riscos para