GA Agrosoluções

JORNADA DO PLANEJAMENTO DO AGRONEGÓCIO: 3 ETAPAS FUNDAMENTAIS

A jornada do planejamento do agronegócio é parte importante para a gestão dos recursos disponíveis na fazenda, especialmente em momentos críticos onde fatores externos afetam a agricultura.

Existem três etapas fundamentais dentro do planejamento agrícola que são:

Cronograma Agrícola
Orçamento Financeiro
Previsão e Resultados

Cada etapa afeta diretamente a produção da sua propriedade e precisam estar acompanhados de um sistema de gestão agrícola.

No mundo da agricultura os imprevistos são certos e muitas vezes não tem o que ser feito, como no caso das incertezas do clima, porém, quando o assunto é custeio e investimento você pode estar preparado. Continue a leitura e veja como fazer a jornada completa do planejamento do agronegócio e garantir rentabilidade.

PLANEJAMENTO DO AGRONEGÓCIO

 A jornada do planejamento do agronegócio abrange pilares essenciais e estratégico, pois a agricultura está cada vez mais competitiva, em busca da redução de custos e o aumento da produtividade.

Independente da cultura, as operações agrícolas requerem decisões para grandes investimentos e o planejamento aliado com a tecnologia é o segredo do sucesso.

Com o planejamento agrícola é possível se preparar para eventos adversos, como clima, venda do produto agrícola, aumento do valor de defensivos, entre outros.

Nessa etapa é importante o detalhamento de todos os processos, atividades, insumos, maquinário e mão de obra, e isso requer muito trabalho. A garantia é que esse trabalho é recompensado ao longo do período da safra e facilita os demais trabalhos. É recomendado que o planejamento seja realizado com antecedência de 12 meses.

CRONOGRAMA AGRÍCOLA

O cronograma agrícola é uma etapa da jornada do planejamento do agronegócio. Nesse momento são levantadas questões que direcionam a produção na fazenda: o que, como, quanto e quando.

O que?

Escolher quais são as culturas a serem cultivadas e qual a área destinada para essa produção.

Como? 

Definir a renda destinada para essa produção, quais burocracias pendentes (contratos, financiamentos, seguros). Na sequência como será o plantio e como corrigir o solo.

Quanto?

Traçar uma meta e alinhar os objetivos referente a quantidade a ser produzida. Quais serão as despesas, incluindo investimentos em sementes, defensivos, maquinários e mão de obra.

 Quando?

Atentar-se ao calendário agrícola e respeitar as orientações dos técnicos agrícolas. Acompanhar o clima e o mercado agrícola são fundamentais.

ORÇAMENTO FINANCEIRO

Planejar o orçamento agrícola da fazenda, registrar a movimentação financeira possibilita avaliar se o andamento das atividades estão dentro do planejado ou se é preciso modificar alguma coisa para melhorar a saúde financeira da fazenda

O orçamento da fazenda é resultado de todos os fluxos financeiros envolvidos, receitas, despesas e investimentos e sua finalidade é dar garantia e confiabilidade ao planejamento estratégico e operacional da fazenda.

Atualmente, o agronegócio tem indicado cada vez mais a necessidade de adoção de tecnologias de apoio e otimização da produção. Ou seja, as propriedades estão cada vez mais competitivas e eficientes e, por isso, a adoção de ferramentas de controle financeiro tem ganhado destaque e importância no que diz respeito à melhoria do planejamento, organização e controle da fazenda.

O GA MASTER é o software de gestão mais completo do mercado, é a solução ideal para o seu agronegócio.

PREVISÃO E RESULTADOS

Os dados sobre a fazenda em si, sobre as finanças e as informações do mercado são a base para as ações de previsão.

A metodologia do orçamento possibilita o controle do fluxo de entradas e saídas porque é constituído de duas etapas que devem ser comparadas:

Orçamento planejado: elaborado a partir da coletânea de dados econômicos e zootécnicos de mercado e de pesquisas para elaboração do projeto.

Orçamento realizado: construído com os dados econômicos e zootécnicos obtidos no dia a dia da fazenda.

A maneira de apresentar essas informações dependerá do gestor e da empresa em questão. Pode-se, por exemplo, gerar planilhas que, uma vez interpretadas pelo analista responsável, dão origem a relatórios comparativos que permitem o esclarecimento a respeito da eficiência e eficácia do modelo de gestão adotado. A comparação entre os orçamentos planejados e os realizados permite aproximar o planejamento da realidade local da empresa, “calibrando” o gestor rural para uma tomada de decisões cada vez mais coerente, efetiva e lucrativa.

GA MASTER oferece a você relatórios referentes às tarefas, safras, máquinas, glebas, permitindo que você compare seu planejamento com a execução. Comparando as duas informações, você saberá onde estão seus resultados, suas principais perdas, e toma medidas eficazes e eficientes para mitigá-las.

Realize seu planejamento e tenha mais segurança. Entre em contato e solicite nosso auxílio!

 

Comente o que achou:

Veja mais

Outros artigos:

Vantagens da gestão integrada para certificação de fazenda

Vantagens da gestão integrada para certificação de fazenda

Transforme sua fazenda com gestão integrada e certificação de fazenda! Melhore a eficiência, a qualidade

Conciliação Bancária: Passos Práticos para Produtores Rurais

Conciliação Bancária: Passos Práticos para Produtores Rurais

Transforme a gestão financeira no campo com a importação de extratos e conciliação bancária do

Vem aí a Safra de Verão: Expectativas e Preparativos

Vem aí a Safra de Verão: Expectativas e Preparativos

Produtor rural, é hora de ter tudo planejado para a próxima safra de verão. Sabe

3 passos para melhorar a gestão rural da propriedade

3 passos para melhorar a gestão rural da propriedade

A gestão rural visa melhorar os processos da propriedade, reduzir custos e minimizar riscos para