O planejamento agrícola é parte importante para a gestão dos recursos disponíveis na fazenda, especialmente em momentos críticos onde fatores externos afetam a agricultura.
Existem três etapas fundamentais dentro do planejamento agrícola que são:
Cronograma Agrícola
Orçamento Financeiro
Previsão e Resultados
Cada etapa do planejamento agrícola afeta diretamente a produção da sua propriedade, sendo assim, precisam estar acompanhados de um sistema de gestão agrícola.
No mundo da agricultura os imprevistos são certos e muitas vezes não tem o que ser feito, como no caso das incertezas do clima, portanto, quando o assunto é custeio e investimento você pode estar preparado.
Continue a leitura e valorize seu planejamento.
PLANEJAMENTO AGRÍCOLA
O planejamento do agronegócio abrange pilares essenciais e estratégico, pra auxiliar na redução de custos e no aumento da produtividade.
Em outras palavras, com o planejamento agrícola é possível se preparar para eventos adversos, como clima, venda do produto agrícola, aumento do valor de defensivos, entre outros.
CRONOGRAMA AGRÍCOLA
O cronograma agrícola é uma etapa do planejamento. Como resultado, ele auxilia na avaliação dos riscos, calcula a média estimada de lucro e projeta os custos envolvido. Tem o objetivo de aumentar a produtividade e diminuir os custos.
Por que é importante saber quanto é o custo da produção agrícola?
Para entender a viabilidade do negócio e saber tomar as devidas decisões.
Se você não tem um software como GA MASTER e está iniciando na tarefa de realizar cálculos do custo da produção, recomendamos que leve em conta uma média da propriedade rural inteira. Depois que dominar essa etapa, poderá dividir o cálculo para cada talhão.
Todo produtor tem uma ideia de quanto gasta e quanto ganha com o seu trabalho, porém, não é incomum encontrar gestores de propriedades de todos os portes que não sabem exatamente o custo por safra e por talhão da sua lavoura. É preciso levar em conta variáveis: sementes, defensivos, adubo e mão de obra.
Um dos principais gastos no campo é com a mão de obra. E, dependendo da época, os gastos podem aumentar: na colheita, por exemplo, é comum contratar reforços para potencializar os resultados.
Em suma, para calcular os itens nesse momento do planejamento deve ter atenção aos limites da propriedade e quanto pode ser produzido naquele espaço. No cálculo, devem estar descritos os gastos com máquinas, insumos e mão de obra por talhão.
Outra ferramenta que pode auxiliar na eficiência e lucratividade é o cronograma de atividades e o calendário agrícola. Ambos servem para nortear quando é o momento ideal para cada atividade.
Primeiramente, no calendário de atividades é possível mensurar cada operação desenvolvida e quanto de mão de obra será necessário listando a época certa para preparo do solo, adubação e foliar, dessecação, ou podas até a colheita.
ORÇAMENTO FINANCEIRO
Planejar o orçamento agrícola da fazenda e registrar a movimentação financeira possibilita avaliar se o andamento das atividades estão dentro do planejado, e deste modo, se é preciso modificar alguma coisa para melhorar a saúde financeira.
Consequentemente, o orçamento da fazenda é resultado de todos os fluxos financeiros envolvidos, receitas, despesas e investimentos e sua finalidade é dar garantia e confiabilidade ao planejamento estratégico e operacional da fazenda.
Na gestão, o planejamento financeiro atua por meio de metas e objetivos a fim de que a propriedade se desenvolva cada vez mais.
Com base nisso, a jornada do planejamento financeiro deve conter:
- Orçamento anual: o período de um ano é o ideal, pois, ele funciona como um objetivo de médio prazo, de modo que é mais fácil de ser gerenciado e fornece um diagnóstico da situação atual.
- Fluxo de caixa: confiar em um fluxo de caixa seguro, fiel e atualizado vai possibilitar o controle diário das finanças e proporcionar uma previsão do futuro financeiro, permitindo assim, ações preventivas e melhor aproveitamento das sobras de caixa.
- Dados atualizados: registrar e atualizar as informações da fazenda, é fundamental, afinal é por meio dela que o produtor consegue ter uma noção clara sobre a real situação do seu negócio, bem como, se há a necessidade de investimentos ou financiamentos.
- Estoque em dia: se você sabe o que tem no estoque e o que precisa comprar, isso facilita o planejamento financeiro, além de evitar desperdícios.
- Sistema de gestão rural: vai facilitar o seu trabalho e agilizar a gestão da sua propriedade. Um software de gestão facilita cada etapa do planejamento e garante segurança dos dados.
PREVISÃO E RESULTADOS
Os dados sobre a fazenda em si, sobre as finanças e as informações do mercado são a base para as ações de previsão.
O custo de produção é composto pelos custos diretos, ou seja, podem ser calculados com exatidão:
- mão de obra,
- materiais,
- insumos,
- operações de máquinas
E os custos indiretos, que não se associam diretamente à atividade:
- mão de obra indireta,
- depreciação de máquinas e construções,
- administração,
- serviços, etc.).
O cálculo dos custos indiretos, pode em muitos casos estar longe da realidade, por ter despesas que muitas vezes não são computadas. Isso, porque se negligencia a necessidade de se ratear determinados custos.
A previsão auxilia nos cálculos de custos, assim é possível analisar de forma detalhada o valor mensurado para cada custo, planejando o que será adquiro e quantidade. Nesta conta pode-se somar o investimento de sementes, fertilizantes, manutenção de maquinário, defensivos, funcionários, além disso, despesas administrativas, entre outras.
Os três principais métodos de cálculo para custo de produção agrícola no Brasil foram desenvolvidos pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
O custo de produção agrícola geralmente é apresentado em reais por hectare e em reais por saco produzido. Também pode ser convertido em sacos por hectare.
PLANEJADO X REALIZADO
A metodologia do orçamento possibilita o controle do fluxo de entradas e saídas porque é constituído de duas etapas que devem ser comparadas:
Orçamento planejado: elaborado a partir da coletânea de dados econômicos e zootécnicos de mercado e de pesquisas para elaboração do projeto.
Orçamento realizado: construído com os dados econômicos e zootécnicos obtidos no dia a dia da fazenda.
A maneira de apresentar essas informações dependerá do gestor e da empresa em questão. Pode-se, por exemplo, gerar planilhas que, uma vez interpretadas pelo analista responsável, dão origem a relatórios comparativos que permitem o esclarecimento a respeito da eficiência e eficácia do modelo de gestão adotado. A comparação entre os orçamentos planejados e os realizados permite aproximar o planejamento da realidade local da empresa, “calibrando” o gestor rural para uma tomada de decisões cada vez mais coerente, efetiva e lucrativa.
SISTEMA DE GESTÃO
GA MASTER oferece a você relatórios referentes às tarefas, safras, máquinas, glebas, permitindo que você compare seu planejamento com a execução. Sendo assim, comparando as duas informações, você saberá onde estão seus resultados, suas principais perdas, e toma medidas eficazes e eficientes para mitigá-las.
Realize seu planejamento e acima de tudo, tenha mais segurança. Entre em contato e solicite nosso auxílio!
Uma resposta