Quem produz os alimentos que chegam à mesa do brasileiro?
É no campo, nas fazendas, nos sítios, lá na zona rural que estão as mãos que trabalham para levar alimento para as famílias. As mãos calejadas e ásperas, a pele queimada de sol, a vida suada na lida dura e diária, o vínculo com a terra.
O trabalho no campo requer muito esforço físico, é uma labuta pesada, rústica e contínua. A grande parte das atividades precisa de um cuidado diário e não espera.
Mas o agro vai além dos alimentos, você já imaginou de onde vem grande parte dos tecidos, que são feitas, roupas, lençóis e toalhas? Pois bem, são de origem agrícola são produtos de plantas transformados em seu bem-estar.
Para o nosso bem, o agro nacional produz além de alimentos de qualidade, diversidade e sustentabilidade, ele produz matérias primas industriais e biocombustíveis.
Continue a leitura e conheça mais sobre as mãos que trabalham no agro.
TRABALHADOR DO CAMPO
A agropecuária e o agronegócio tem variedades até mesmo no Brasil. Enquanto alguns estados são essencialmente agrícolas, outros tem foco na pecuária, algumas regiões têm a força do agronegócio na produção “dentro da porteira”, em outras o setor é predominantemente agroindustrial.
Feijão, arroz, café, carne, todos os alimentos que chegam à mesa passaram antes pelas mãos dos trabalhadores do campo, sejam eles agricultores, pecuaristas, membros de associações ou comunidades tradicionais. Além disso, cientistas de todo o Brasil colaboram para melhorar a produção nacional. O Brasil possui mais de 8 milhões de pessoas atuando no campo.
Entre os trabalhadores do campo, cerca de 60% lidam com a agricultura, 28,4% com a pecuária, 4,3% com a pesca e 4,2% com a floresta. A maior parte (44,4%) trabalha por conta própria e 50% não conseguiram completar os estudos, tendo o ensino fundamental incompleto.
Hoje o agro que conhecemos é muito mais tecnológico, produtivo e eficiente a ponto de fazer parte do dia a dia de todas as pessoas
E o grande responsável por conduzir essa agricultura são as mãos que trabalham no agro, que, mesmo diante de muitas dificuldades e desafios, produz diariamente.
AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
O agro brasileiro é orgulho nacional e destaque para o mundo. O agro é um dos poucos setores que coloca o país entre os líderes globais e que, apesar das seguidas crises, segue continuamente em crescimento. Todo este avanço nas últimas décadas foi fortemente impulsionado por aquilo que acontece dentro da porteira das fazendas.
Atualmente a população ocupada (PO) no agronegócio somou 18,45 milhões de pessoas, sendo o agronegócio responsável por quase 20% dos empregados no país, de acordo com pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em parceria com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).
O agro é um gigante e produz cada vez mais para atender à crescente demanda. Somente o clima adverso pode frear a oferta de produtos agrícolas.
Como maior protagonista dessa oferta, o Brasil se destaca com sua vocação natural, afinal se estamos entre os maiores produtores e exportadores de grãos, frutas, fibras, proteínas, isso nos credencia a ser um dos principais fornecedores para o mundo.
A participação do Brasil no mercado mundial de alimentos saltou de 20,6 bilhões para 100 bilhões de dólares, nos últimos dez anos, com destaque para carne, soja, milho, algodão e produtos florestais. Segundo especialistas da Embrapa, os dados indicam que a contribuição do Brasil para o abastecimento mundial deverá aumentar ainda mais nos próximos anos.
O agro não é somente produção agrícola, pecuária e florestal (produções de carne, leite, ovos, verduras e frutas) é muito mais que isso, vai além dos alimentos.
O TRABALHADOR DO AGRO AJUDA O PAÍS A PROGREDIR
O agro se faz presente em praticamente todas as atividades do dia-a-dia, sobretudo do brasileiro, mas, muitas vezes, desconhecemos sua importância.
Grande parte dos alimentos que está em nossa mesa, e diversos itens que usamos, mesmo que você não acredite, passou pelas mãos de um trabalhador do campo. Foi ele que cultivou os grãos, as frutas, as sementes e as hortaliças ou produziu matéria-prima para nossas roupas, moveis e outros.
Por exemplo, o papel, a borracha e o lápis só existem porque algum trabalhador do campo plantou e trabalhou fazendo o manejo de árvores, como eucalipto e pinus.
Roupas de algodão? Móveis de madeira? Etanol do carro? Todos esses produtos que usamos tem ligação com campo.
Tudo isso coloca o agro como uma das principais fontes de capital para o Brasil. E coloca em destaque as mãos que trabalham no campo gerando produtividade para o país.
CARREIRAS PROMISSORAS NO AGRONEGÓCIO
A demanda por mão-de-obra no agro é crescente, assim, o leque de oportunidades profissionais neste ramo é bem grande.
Conheça algumas opções de trabalho:
Técnico em Agropecuária: profissional capaz de aplicar conhecimento técnico às habilidades práticas nas atividades agrícolas e pecuárias.
Agrônomo: profissional com foco em aumentar a produtividade na fazenda. Também atua na comercialização e administração das propriedades.
Médico Veterinário: atua na assistência clínica e cirúrgica, ações de saúde e prevenção de doenças, alimentação e reprodução dos animais.
Zootecnista: atua em toda a cadeia produtiva animal, buscando aumentar a produtividade e a rentabilidade na criação de animais e no desenvolvimento de produtos de origem animal.
Técnico em Agronegócio: profissional para orientar e administrar fazendas.
Operador de tratores, máquinas e colheitadeiras: profissional capacitado a operar na lida do campo utilizando tratores e outras máquinas grandes.
Administradores e Gestores: profissional que atua no controle e planejamento da fazenda.
TECNOLOGIA NO AGRO E GESTÃO NA FAZENDA
Já sabemos que a tecnologia vem somando ao trabalho do campo das mais diferentes maneiras. De fato, a digitalização no agronegócio já é uma tendência consolidada que a cada dia faz mais parte da realidade do agro.
O valor da informação é cada vez mais importante, saber usá-la para a tomada de decisões é fundamental para uma operação bem-sucedida.
Uma boa gestão agrícola permite que você tenha um controle mais preciso das operações e trace estratégias para reduzir custos e aumentar a lucratividade do campo.
E para te auxiliar o GA Agrosoluções tem as melhores soluções, assim, você tem sempre o controle de tudo que envolve sua safra, desde o planejamento até a venda do seu produto.
GA Agrosoluções é uma empresa especializada em software de gestão do agronegócio, desde 1988 disponibiliza Ferramentas para Gestão e Crescimento das Fazendas.
(35) 3291-2882⠀
(35) 99750-6635⠀⠀
Entre em contato e saiba mais.
Respostas de 3