Como o produtor rural deve administrar sua propriedade?
As 4 principais funções da administração, aplicáveis a qualquer empreendimento são geralmente agrupadas no famoso acrônimo PODC da Administração de Empresas, que representa os quatro aspectos: Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Planejar – É simular o futuro desejado, estabelecer de forma antecipada os objetivos da fazenda.
Organizar – É colocar em prática todo o planejamento. Distribuir corretamente os recursos da fazenda. Ter na hora certa a quantidade correta de recursos, sendo trabalhadores, máquinas, insumos, e caixa para pagar as despesas da fazenda.
Dirigir – Dirigir no sentido de conduzir, de acompanhar, de gerenciar o dia a dia da fazenda. É influenciar e motivar a todos a caminhar com você para atingir ao objetivo. Ser de fato ser um líder, para conseguir manter trabalhadores satisfeitos, sem prejudicar o seu financeiro.
Controlar- É conferir e acompanhar se o que foi planejado está sendo realizado. Não adianta Planejamento sem controle. Consiste em medir o desempenho, se possível, diariamente, e se necessário alterar e replanejar, se algo fugir do previsto, para conseguir os resultados esperados.
Dado que na maioria dos mercados de produção agrícola o preço é uma commodity, ou seja, é dado pelo mercado, o produtor rural não consegue definir o preço de venda do seu produto, então planejar a estrutura de custos é fundamental para obter lucro no seu negócio. Uma forma de sair do mercado de comodities é entrar no mercado de produtos especiais, e neste caso, obter prêmios diferenciados pela sua produção.
Se por um lado, a questão do preço da produção ser exógeno, quando é commodity, leva o produtor rural a não ter como definir exatamente qual será a sua Receita, por outro lado, no lado dos custos, ele tem em suas mãos, as ferramentas necessárias para administrar o seu custo de produção, levando em consideração dois fatores preponderantes do CUSTO: produtividade e preços dos recursos utilizados.
Costumamos dizer que a fazenda é uma indústria a céu aberto, então é mais complexo olhar tudo o tempo todo, mas quando o produtor estabelece suas metas, seus índices operacionais, e faz o controle diário, tudo fica mais organizado.
O GA é um Sistema de Administração de fazendas, que facilita e agiliza a tomada de decisão do produtor rural, porque centraliza tudo em um mesmo lugar.
Vários são os recursos que devem ser administrados na propriedade rural:
Item | Ciclo PODC: Planejar, organizar, dirigir e controlar |
Mão-de-obra | administrar os trabalhadores e tudo o que se relaciona com a parte trabalhista, Folha de Pagamento, Férias, 13º. Salário, rescisões, Exames médicos, E-Social, Medicina e Segurança do Trabalho. |
Máquinas | administrar quais máquinas farão quais atividades na semana, as frentes de Adubação, Pulverização, Controle do Mato, etc. De forma estratégica, definir a manutenção preventiva, o bom uso do equipamento, a forma de guardá-lo, a forma de conduzi-lo, para evitar acidentes e desperdício de óleo diesel. |
Insumos | administrar os insumos da fazenda, de forma a não ter desperdício, não aplicar na quantidade errada, não deixar vencer produtos, se precaver contra roubos na propriedade. Olhar de forma adequada a devolução de embalagens e quem pode aplicar. Calcular de forma correta a vazão das aplicações. |
Custos e despesas indiretas | administrar as demais operações que não são feitas na Lavoura: Área de Beneficiamento, Armazém de produtos acabados, escritório, casa Sede, galpões, casa de insumos, refeitório. Acompanhar necessidade de manutenção das benfeitorias, e o planejamento de todas as atividades do dia a dia destes centros de custo. Administrar o escritório e as funções administrativas e financeiras da fazenda. |
Em uma linha mestra de divisão dos Planejamentos necessários para uma boa condução da fazenda, o Sistema para fazendas GA divide o planejamento em dois grandes blocos:
1 – Planejamento Agrícola e Previsão de Safra – Feito através do Cronograma Agrícola, que é o planejamento de todas as atividades do ano agrícola, talhão por talhão, atividade por atividade: Calagem, gessagem, Adubação, Pulverização, Controle do Mato, Podas e demais conduções, Colheita e Pós-Colheita. Para facilitar, o Cronograma é feito por grupos de talhões com o mesmo tratamento, exemplo: áreas podadas e áreas não podadas, áreas de colheita manual e áreas de colheita mecanizada.
Para facilitar ainda mais, o Software para fazendas GA usa o Programa de Insumos, que é a fórmula das aplicações, assim quando se planeja os talhões, já sai automático a quantidade necessária de insumos, e também a baixa dos produtos pode ser feita de uma vez só, pela fórmula.
No Cronograma Agrícola, é planejada a quantidade e o valor que será pago de Mão-de-obra, máquinas e insumos.
No Cronograma também se define uma ou mais Previsões de Safra, para definição das receitas da fazenda.
(Duas tabelas)
Foto de Previsão de Safra:
2 – Planejamento Financeiro – Uma vez feito o Cronograma, já se tem toda a base para o Orçamento dos custos diretos da Fazenda, por grupos e subgrupos de despesas e custos. Basta orçar as demais áreas e despesas indiretas da propriedade.
No Orçamento, também são planejadas as despesas administrativas, as despesas dos sócios, a entrada e pagamento de financiamentos, os investimentos que a fazenda vai fazer. Com base na Previsão de Safra, são orçadas as Receitas Operacionais.
O Sistema GA tem uma Estrutura de Plano de Contas Financeiro definido pelo produtor, para ficar mais fácil a visualização do seu Fluxo de Caixa.
Foto do Orçamento Financeiro:
Com base nestas três previsões: Cronograma Agrícola, Previsão de Safra e Orçamento Financeiro, o produtor consegue enxergar de forma antecipada, qual vai ser o seu Lucro no final do Ano Agrícola.
Quando se tem uma organização de todos os recursos em uma mesma plataforma, em um sistema centralizado, o PODC: Planejar, organizar, dirigir e controlar, a administração da propriedade rural fica mais fácil e ágil.
O Sistema GA é um software para fazendas que possui vários Módulos de Apoio ao produtor rural:
- RH – Folha de Pagamento, Cálculo de Férias e Rescisão, Emissão de Contratos de Trabalho, Safristas e não-safristas e envio dos movimentos ao E-Social.
- Medicina e Segurança do Trabalho: Envio da CAT, controle de Exames Médicos, controle de treinamentos e cursos, controle de Equipamentos de Proteção Individual, emissão de PCMSO – PPP.
- Máquinas: Apontamento das atividades mecanizadas, com cálculo de produtividade por operador, Planejamento as Manutenções preventivas, lançamento e acompanhamento das manutenções corretivas, Calendário de manutenções.
- Estoque: Administração dos depósitos, organização do estoque em grupos e subgrupos, controle de alvos e princípios ativos para certificação, nutrientes agronômicos, controle de validades de embalagens.
- Financeiro: Contas a Pagar, Contas a Receber, Conciliação Bancária, Controle de cheques, emissão de borderô, controle de entrega futura, controle de contratos, controle de requisições.
- Orçamento: criação de diversos orçamentos (simulações), por conta financeira. Possibilidade de análise do retrospecto de dois anos anteriores para execução do Orçamento.
- Planejamento Tributário do Imposto de Renda – LCDPR: Apuração dos resultados de caixa da fazenda, e envio eletrônico à Receita Federal. Simulação do Imposto de Renda por ano de competência.
- Compras: com três tipos de compras: Normais, Emergenciais e Recorrentes, aborda todo o processo de compra, desde a solicitação do material, cotação com fornecedores, geração de pedidos, e recebimento total ou parcial. Controle de alçadas de compras, integrado com o Financeiro.
- Vendas: Controle de produtos acabados, emissão de pedido de vendas, acerto de notas fiscais, integrado com o Financeiro e integrado ao Pós-Colheita.
- Gestão – Cronograma Agrícola: Planejamento das atividades da fazenda por blocos de talhões, com previsão dos índices operacionais; planejamento dos insumos pelo Programa de Insumos, que é a fórmula que será aplicada, podendo ser dada a baixa de todos os produtos, de uma vez só no sistema, previsão de safra, emissão de ordens de serviço (OS), visualização da previsão pela metodologia de cores kanban (verde, amarelo e vermelho). Acompanhamento do clima.
- Pós-Colheita: De grãos e de café, faz todo o controle da rastreabilidade do grão, em suas diversas partes de beneficiamento, com relatórios específicos para atender as certificadoras.
- Painéis de BI : Diversos painéis de todos os módulos, para uma visualização mais rápida e estratégica do dia a dia da fazenda.
- Relatórios para Certificação, Controle de Balança, Carvoaria, Comercialização de frutas, APP coletor de dados.
Quando se fala em administrar um empreendimento rural, logo surge a necessidade de um bom sistema para fazendas, que seja de fácil uso, completo, que tenha a linguagem do campo, que seja consistente e seguro e que atenda às necessidades dos órgãos a que o produtor rural precisa se relacionar: Ministério do Trabalho, Receita Federal, E-Social.
Sendo o AGRO um setor de tanta importância do país, com tanta profissionalização e tecnologia de máquinas, insumos, se faz necessário levar este profissionalismo aos processos administrativos também, e nada como o Sistema GA para ajudar o produtor rural!
GA trabalha lado a lado com o produtor!
Quer saber o que o GA pode fazer por você? Clique no botão abaixo e fale agora com a nossa equipe 👇
Respostas de 2