fbpx

GA Agrosoluções

Como obter mais resultados com um software agrícola na sua fazenda com menos esforço?

Como o produtor rural deve administrar sua propriedade?

As 4 principais funções da administração, aplicáveis a qualquer empreendimento são geralmente agrupadas no famoso acrônimo PODC da Administração de Empresas, que representa os quatro aspectos: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Planejar – É simular o futuro desejado, estabelecer de forma antecipada os objetivos da fazenda.

Organizar – É colocar em prática todo o planejamento. Distribuir corretamente os recursos da fazenda. Ter na hora certa a quantidade correta de recursos, sendo trabalhadores, máquinas, insumos, e caixa para pagar as despesas da fazenda.

Dirigir – Dirigir no sentido de conduzir, de acompanhar, de gerenciar o dia  a dia da fazenda. É influenciar e motivar a todos a caminhar com você para atingir ao objetivo. Ser de fato ser um líder, para conseguir manter trabalhadores satisfeitos, sem prejudicar o seu financeiro.

Controlar- É conferir e acompanhar se o que foi planejado está sendo realizado. Não adianta Planejamento sem controle. Consiste em medir o desempenho, se possível, diariamente, e se necessário alterar e replanejar, se algo fugir do previsto, para conseguir os resultados esperados.

Dado que na maioria dos mercados de produção agrícola o preço é uma commodity, ou seja, é dado pelo mercado, o produtor rural não consegue definir o preço de venda do seu produto, então planejar a estrutura de custos é fundamental para obter lucro no seu negócio. Uma forma de sair do mercado de comodities é entrar no mercado de produtos especiais, e neste caso, obter prêmios diferenciados pela sua produção.

Se por um lado, a questão do preço da produção ser exógeno, quando é commodity, leva o produtor rural a não ter como definir exatamente qual será a sua  Receita, por outro lado, no lado dos custos, ele tem em suas mãos, as ferramentas necessárias para administrar o seu custo de produção, levando em consideração dois fatores preponderantes do CUSTO: produtividade e preços dos recursos utilizados.

Costumamos dizer que a fazenda é uma indústria a céu aberto, então é mais complexo olhar tudo o tempo todo, mas quando o produtor estabelece suas metas, seus índices operacionais, e faz o controle diário, tudo fica mais organizado.

O GA é um Sistema de Administração de fazendas, que facilita e agiliza a tomada de decisão do produtor rural, porque centraliza tudo em um mesmo lugar.

Vários são os recursos que devem ser administrados na propriedade rural:

Item Ciclo PODC: Planejar, organizar, dirigir e controlar
Mão-de-obra administrar os trabalhadores e tudo o que se relaciona com a parte trabalhista, Folha de Pagamento, Férias, 13º. Salário, rescisões, Exames médicos, E-Social, Medicina e Segurança do Trabalho.
Máquinas administrar quais máquinas farão quais atividades na semana, as frentes de Adubação, Pulverização, Controle do Mato, etc.  De forma estratégica, definir a manutenção preventiva, o bom uso do equipamento, a forma de guardá-lo, a forma de conduzi-lo, para evitar acidentes e desperdício de óleo diesel.
Insumos administrar os insumos da fazenda, de forma a não ter desperdício, não aplicar na quantidade errada, não deixar vencer produtos, se precaver contra roubos na propriedade. Olhar de forma adequada a devolução de embalagens e quem pode aplicar. Calcular de forma correta a vazão das aplicações.
Custos e despesas indiretas administrar as demais operações que não são feitas na Lavoura: Área de Beneficiamento, Armazém de produtos acabados, escritório, casa Sede, galpões, casa de insumos, refeitório. Acompanhar necessidade de manutenção das benfeitorias, e o planejamento de todas as atividades do dia a dia destes centros de custo. Administrar o escritório e as funções administrativas e financeiras da fazenda.

 

Em uma linha mestra de divisão dos Planejamentos necessários para uma boa condução da fazenda, o Sistema para fazendas GA divide o planejamento em dois grandes blocos:

1 – Planejamento Agrícola e Previsão de Safra – Feito através do Cronograma Agrícola, que é o planejamento de todas as atividades do ano agrícola, talhão por talhão, atividade por atividade: Calagem, gessagem, Adubação, Pulverização, Controle do Mato, Podas e demais conduções, Colheita e Pós-Colheita. Para facilitar, o Cronograma é feito por grupos de talhões com o mesmo tratamento, exemplo: áreas podadas e áreas não podadas, áreas de colheita manual e áreas de colheita mecanizada.

Para facilitar ainda mais, o Software para fazendas GA usa o Programa de Insumos, que é a fórmula das aplicações, assim quando se planeja os talhões, já sai automático a quantidade necessária de insumos, e também a baixa dos produtos pode ser feita de uma vez só, pela fórmula.

No Cronograma Agrícola, é planejada a quantidade e o valor que será pago de Mão-de-obra, máquinas e insumos.

No Cronograma também se define uma ou mais Previsões de Safra, para definição das receitas da fazenda.

(Duas tabelas)

Foto de Previsão de Safra:

 

2 – Planejamento Financeiro – Uma vez feito o Cronograma, já se tem toda a base para o Orçamento dos custos diretos da Fazenda, por grupos e subgrupos de despesas e custos. Basta orçar as demais áreas e despesas indiretas da propriedade.
No Orçamento, também são planejadas as despesas administrativas, as despesas dos sócios, a entrada e pagamento de financiamentos, os investimentos que a fazenda vai fazer. Com base na Previsão de Safra, são orçadas as Receitas Operacionais.

O Sistema GA tem uma Estrutura de Plano de Contas Financeiro definido pelo produtor, para ficar mais fácil a visualização do seu Fluxo de Caixa.

Foto do Orçamento Financeiro:

 

Com base nestas três previsões: Cronograma Agrícola, Previsão de Safra e Orçamento Financeiro, o produtor consegue enxergar de forma antecipada, qual vai ser o seu Lucro no final do Ano Agrícola.

Quando se tem uma organização de todos os recursos em uma mesma plataforma, em um sistema centralizado, o PODC: Planejar, organizar, dirigir e controlar, a administração da propriedade rural fica mais fácil e ágil.

O Sistema GA é um software para fazendas que possui vários Módulos de Apoio ao produtor rural:

  • RH – Folha de Pagamento, Cálculo de Férias e Rescisão, Emissão de Contratos de Trabalho, Safristas e não-safristas e envio dos movimentos ao E-Social.
  • Medicina e Segurança do Trabalho: Envio da CAT, controle de Exames Médicos, controle de treinamentos e cursos, controle de Equipamentos de Proteção Individual, emissão de PCMSO – PPP.
  • Máquinas: Apontamento das atividades mecanizadas, com cálculo de produtividade por operador, Planejamento as Manutenções preventivas, lançamento e acompanhamento das manutenções corretivas, Calendário de manutenções.
  • Estoque: Administração dos depósitos, organização do estoque em grupos e subgrupos, controle de alvos e princípios ativos para certificação, nutrientes agronômicos, controle de validades de embalagens.
  • Financeiro: Contas a Pagar, Contas a Receber, Conciliação Bancária, Controle de cheques, emissão de borderô, controle de entrega futura, controle de contratos, controle de requisições.
  • Orçamento: criação de diversos orçamentos (simulações), por conta financeira. Possibilidade de análise do retrospecto de dois anos anteriores para execução do Orçamento.
  • Planejamento Tributário do Imposto de Renda – LCDPR: Apuração dos resultados de caixa da fazenda, e envio eletrônico à Receita Federal. Simulação do Imposto de Renda por ano de competência.
  • Compras: com três tipos de compras: Normais, Emergenciais e Recorrentes, aborda todo o processo de compra, desde a solicitação do material, cotação com fornecedores, geração de pedidos, e recebimento total ou parcial. Controle de alçadas de compras, integrado com o Financeiro.
  • Vendas: Controle de produtos acabados, emissão de pedido de vendas, acerto de notas fiscais, integrado com o Financeiro e integrado ao Pós-Colheita.
  • Gestão – Cronograma Agrícola: Planejamento das atividades da fazenda por blocos de talhões, com previsão dos índices operacionais; planejamento dos insumos pelo Programa de Insumos, que é a fórmula que será aplicada, podendo ser dada a baixa de todos os produtos, de uma vez só no sistema, previsão de safra, emissão de ordens de serviço (OS), visualização da previsão pela metodologia de cores kanban (verde, amarelo e vermelho). Acompanhamento do clima.
  • Pós-Colheita: De grãos e de café, faz todo o controle da rastreabilidade do grão, em suas diversas partes de beneficiamento, com relatórios específicos para atender as certificadoras.
  • Painéis de BI : Diversos painéis de todos os módulos, para uma visualização mais rápida e estratégica do dia a dia da fazenda.
  • Relatórios para Certificação, Controle de Balança, Carvoaria, Comercialização de frutas, APP coletor de dados.

Quando se fala em administrar um empreendimento rural, logo surge a necessidade de um bom sistema para fazendas, que seja de fácil uso, completo, que tenha a linguagem do campo, que seja consistente e seguro e que atenda às necessidades dos órgãos a que o produtor rural precisa se relacionar: Ministério do Trabalho, Receita Federal, E-Social.

Sendo o AGRO um setor de tanta importância do país, com tanta profissionalização e tecnologia de máquinas, insumos, se faz necessário levar este profissionalismo aos processos administrativos também, e nada como o Sistema GA para ajudar o produtor rural!

GA trabalha lado a lado com o produtor!

Quer saber o que o GA pode fazer por você? Clique no botão abaixo e fale agora com a nossa equipe 👇

Comente o que achou:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Outros artigos:

Fechamento da safra de soja: o papel vital do software de gestão na análise de custos e lucros

Fechamento da safra de soja: o papel vital do software de gestão na análise de custos e lucros

À medida que os produtores rurais encerram mais uma safra de soja, é o momento

Estratégias Eficientes de Gestão Agrícola na Produção de Milho Safrinha

Estratégias Eficientes de Gestão Agrícola na Produção de Milho Safrinha

Para os produtores rurais engajados na produção de milho safrinha, a gestão agrícola pode ser

5 requisitos para o planejamento financeiro da fazenda em 2024

5 requisitos para o planejamento financeiro da fazenda em 2024

No dia a dia de uma propriedade rural, o planejamento financeiro é fundamental. Antes de

COOPERA GA – PARCEIRO ESSENCIAL PARA ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVA

COOPERA GA – PARCEIRO ESSENCIAL PARA ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVA

O COOPERA GA é muito mais que um sistema; é o parceiro essencial e indispensável