fbpx

GA Agrosoluções

CRONOGRAMA AGRÍCOLA: PASSO A PASSO DE COMO PLANEJAR

O cronograma agrícola é uma etapa da jornada do planejamento do agronegócio. De modo geral ele auxilia na avaliação dos riscos, calcula a média estimada de lucro e projeta os custos envolvido no desenvolvimento da safra. Tem o objetivo de aumentar a produtividade e diminuir os custos.

Nessa etapa são levantadas questões que direcionam a produção na fazenda:

o que; como; quanto e quando.

É simplesmente a sequência de ações que você deve fazer:

  • Antes da safra para se preparar adequadamente a ela;
  • Durante a safra, seguindo o planejado e/ou modificando conforme as situações;
  • Após a safra, verificando o que deu certo e o que deu errado.

Fazer o cronograma agrícola, considerando as metas que pretende alcançar e mensurar os recursos que dispõe dão mais segurança ao agricultor. Continue a leitura e veja o passo a passo de como montar seu cronograma agrícola.

 

1. ANÁLISE DE MERCADO E DIAGNÓSTICO (O QUE?)

Quando o assunto é produzir, conhecer as diferenças de cada cultura (café, milho, soja, algodão, trigo) facilita avaliar os riscos e as vantagens de cada uma delas. Aqui o agricultor tem que:

  • Escolher atividades: definir quais são as culturas a serem cultivadas e qual a área destinada para essa produção.
  • Fazer um diagnóstico: diagnosticar o potencial da fazenda, realizar o levantamento de todos os recursos e a infraestrutura disponível para o início da atividade agrícola.

Mas não é só isso, é preciso também reconhecer as características do solo e do clima, para poder então optar por plantios que se adaptam melhor ao local da lavoura, o desenvolvimento da análise de mercado pode ajudar na hora de escolher o melhor plantio e optar por produtos que tendem a gerar um lucro maior durante o momento da venda.

A análise de mercado ainda leva em conta os gastos de produção de culturas. Havendo maiores despesas com insumos e instrumentos. De modo que, através da análise de mercado pode-se determinar a viabilidade entre lucro alto e gastos de produção.

Neste sentido, o que um bom planejamento faz é equilibrar lucratividade e gastos. E assim o agricultor tem chances melhores de produzir, porque pode fazer com mais segurança e menor risco de prejuízo

Análises para esse momento de planejamento:

  • O que escolher para cultivar?
  • O que é importante analisar e avaliar?
  • Quantidade de hectares disponíveis para plantio.
  • Qual a proporção que cada atividade agrícola tem em toda a propriedade rural?
  • Qual atividade rural que proporciona melhores margens de lucro?
  • Fatores climáticos, época de chuvas para este ciclo de cultivo.
  • Qual atividade rural proporciona um fluxo de caixa recorrente?

2. RECURSOS E VIABILIDADE TÉCNICA (COMO?)

Definir o capital disponível para essa produção, quais burocracias pendentes (contratos, financiamentos, seguros) são itens do cronograma agrícola. Essa etapa diz respeito aos custos e receitas envolvidos no projeto, às condições de financiamento, à capacidade de pagamento, etc.

Existem diferentes programas, com requisitos e objetivos específicos, que podem ajudar desde o pequeno e médio agricultor. E também as linhas de crédito destinadas às propriedades de grande porte, com custos de produção mais altos e compra de maquinário.

Os créditos de custeio são utilizados para cobrir despesas dos ciclos produtivos, como a compra de insumos ou custos com a fase de colheita;

Os créditos de investimento são aqueles feitos em serviços ou bens duráveis, que trarão retorno ao longo de muitos anos;

Por fim, os créditos de  comercialização servem para bancar os custos após a colheita, como por exemplo o armazenamento nos períodos de quedas de preços. Através deste programa o agricultor recebe o recurso para desenvolver a sua atividade rural com uma taxa de juros inferior ao que se pratica no mercado bancário.

VIABILIDADE TÉCNICA

Planejar a viabilidade técnica é estudar como será o plantio e como corrigir o solo. Identificar as classes de solos existentes, as tipologias florestais, os atuais diferentes usos da terra e as áreas de interesse específico (nascentes, áreas degradadas, entre outras), que contribuam para o desenvolvimento das atividades futuras.

Os custos também se referem aos os maquinários necessários e a mão de obra envolvida para cada etapa do ciclo de produção. Aos insumos e todo material do estoque, da época do plantio até o pós colheita.

Um software de gestão facilita cada etapa do planejamento e garante segurança dos dados, na palma da mão de onde estiver para tomar as melhores decisões.

 Análises para esse momento de planejamento:

  • Como vou realizar a gestão do empreendimento rural?
  • Qual a quantidade e os tipos de recursos financeiros disponíveis
  • Como saber a quantidade de investimento necessário?
  • Como administrar o estoque?
  • Será necessária aquisição de máquinas, equipamentos e mão de obra?
  • Devo diversificar minhas atividades rurais?

3. IDENTIFICAÇÃO DE CUSTOS (QUANTO?)

rimeira pergunta que o agricultor deve fazer é: Quanto vou gastar para conquistar a safra ideal?

Se possível, o agricultor, ao elaborar essa etapa do cronograma agrícola deve ter em mente como foi o desenvolvimento das safras de anos anteriores e conhecer as oscilações do mercado. Assim como também precisa saber qual é a expectativa do mercado para a safra atual. A partir daí será necessário estabelecer metas e objetivos. Caso já utilize um software de gestão rural, nessa etapa pode fazer um comparativo com anos anteriores e definir com o técnico responsável as quantidades envolvidas na safra.

Por que é importante saber quanto é o custo da produção agrícola?

Para entender a viabilidade do negócio e saber tomar as devidas decisões.

Se você não tem um software como GA MASTER e está iniciando na tarefa de realizar cálculos do custo da produção, recomendamos que leve em conta uma média da propriedade rural inteira. Depois que dominar essa etapa, poderá dividir o cálculo para cada talhão.

Todo produtor tem uma ideia de quanto gasta e quanto ganha com o seu trabalho, mas não é incomum encontrar gestores de propriedades de todos os portes que não sabem exatamente o custo por safra e por talhão da sua lavoura.

É preciso levar em conta diversas variáveis, sementes, defensivos, adubo e mão de obra.

Um dos principais gastos no campo é com a mão de obra. E, dependendo da época, os gastos podem aumentar: na colheita, por exemplo, é comum contratar reforços temporários para potencializar os resultados.

Em suma, para calcular os itens nesse momento do planejamento deve ter atenção aos limites da propriedade e quanto pode ser produzido naquele espaço. No cálculo, entre outras coisas, devem estar descritos os gastos com máquinas, insumos e mão de obra por talhão.

Análises para esse momento de planejamento:

  • Quanto vou gastar para a produção de 1 hectare?
  • Qual a quantidade de insumo?
  • Quanto de máquina e implementos?
  • Quanto de mão de obra terei disponível para realizar o trabalho? E para qual atividade?

4. MANEJO E ÉPOCA CERTA (QUANDO?)

Outra ferramenta que pode auxiliar na eficiência e lucratividade é o cronograma de atividades e o calendário agrícola. Ambos servem para nortear quando é o momento ideal para cada atividade.

No calendário de atividades é possível mensurar cada operação desenvolvida no campo e quanto de mão de obra será necessário listando a época certa para preparo do solo, adubação e foliar, dessecação, ou podas e desbrotas até a colheita.

Para cada cultura, vale a pena pensar pelo menos doze meses antes quais são as ideias de negócio e os resultados esperados.

Essas ferramentas devem ser pensadas de acordo com cada cultura justamente para levar em conta a especificidade de cada espécie, principalmente por causa do clima e época ideal de cultivo.

A época de plantio pode ocorrer em diferentes períodos do ano, de uma região para outra, a época mais adequada é quando oferece condições climáticas favoráveis.

Estar com tudo pronto (solo de qualidade, equipamentos regulados e mão de obra treinada) para começar o plantio na data certa é outro passo para garantir o sucesso da sua safra.

Imagem: Fertilizantes Heringer

Análises para esse momento de planejamento:

  • Quando é a época certa para cada atividade?
  • Qual a época para plantar ou colher?
  • Quando fazer o controle das pragas?
  • Quando colher?

A qualidade da informação é de fundamental importância dentro do processo administrativo. Somente com informações pertinentes e de qualidade é possível a tomada de decisões seguras no âmbito da empresa rural.

GA MASTER

Com o GA MASTER você tem um banco de dados confiável e indicadores reais da fazenda. Esses indicadores permitirão a avaliação da fazenda levando-se em conta o aumento ou diminuição das receitas e despesas ou do maior ou menor uso de insumos para uma mesma atividade ao longo do tempo.

Desta forma, você vai conseguir visualizar quais são as melhores oportunidades de produção e quais os fatores que deve dar atenção redobrada.

Por fim, na jornada do planejamento deve ser feita uma estruturação de todas as atividades que envolvem a cadeia produtiva e como cada uma delas será feita, incluindo quem serão os responsáveis por elas e quais serão os seus custos.

GA MASTER oferece tudo isso a você. Relatórios referentes às tarefas, safras, máquinas, glebas, permitindo que você compare seu planejamento com a execução.

Realize seu planejamento e tenha mais segurança. Entre em contato e solicite nosso auxílio!

 

 

 

 

Comente o que achou:

Veja mais

Outros artigos:

Fechamento da safra de soja: o papel vital do software de gestão na análise de custos e lucros

Fechamento da safra de soja: o papel vital do software de gestão na análise de custos e lucros

À medida que os produtores rurais encerram mais uma safra de soja, é o momento

Estratégias Eficientes de Gestão Agrícola na Produção de Milho Safrinha

Estratégias Eficientes de Gestão Agrícola na Produção de Milho Safrinha

Para os produtores rurais engajados na produção de milho safrinha, a gestão agrícola pode ser

5 requisitos para o planejamento financeiro da fazenda em 2024

5 requisitos para o planejamento financeiro da fazenda em 2024

No dia a dia de uma propriedade rural, o planejamento financeiro é fundamental. Antes de

COOPERA GA – PARCEIRO ESSENCIAL PARA ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVA

COOPERA GA – PARCEIRO ESSENCIAL PARA ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVA

O COOPERA GA é muito mais que um sistema; é o parceiro essencial e indispensável