Software para Cafeicultura
O principal desafio do cafeicultor é a sua principal ferramenta de trabalho: o PLANEJAMENTO CLARO de todas as atividades que irão acontecer para o Ano-Safra. O Planejamento é a visão antecipada de tudo, o fluxo de caixa, a necessidade de máquinas, de mão-de-obra e de insumos.
Outro desafio que foge um pouco da mão do cafeicultor, principalmente neste último ano, é a incerteza quanto a custo e fornecimento de insumos, que se tornou uma grande dor de cabeça para os produtores que não possuem um método que auxilie de maneira simples nessa gestão e planejamento, como por exemplo um bom software para cafeicultura.
Como então o cafeicultor deve administrar sua compra de INSUMOS AGRÍCOLAS?
Quando o cafeicultor já tem sua análise de solo, é feito todo um planejamento agrícola, com todas as operações, com tudo o que vai ser gasto, e aí se faz a cotação de preços, com 3 a 4 fornecedores, na cooperativa, analisando as opções de compra à vista, troca de café futuro, ou compra para pagar no fim da safra, ou ainda, se o cafeicultor vai comprar antes do uso, parceladamente conforme vai utilizar.
No quesito organização da MÃO-DE-OBRA, com base no Planejamento Anual, o cafeicultor tem uma visão ampla dos períodos das diversas atividades, Calagem, Gessagem, Adubação, Pulverização, Controle do Mato, Poda e demais conduções, Colheita e Pós-Colheita e com isso, faz os planejamentos semanais, sempre deixando atividades alternativas no planejamento de Curto Prazo, para caso de chuva, falta de algum produto, quebra de algum implemento, etc…
Na condição da gestão das MÁQUINAS, TRATORES E IMPLEMENTOS, a forma de trabalho é semelhante à da mão-de-obra. No planejamento semanal da fazenda, já sai o planejamento das máquinas, da mesma forma, o cafeicultor já deixa alternativas de trabalho, como por exemplo: “Se não chover, vamos fazer herbicida, se chover, vamos fazer roçagem.”
Uma vez por semana, geralmente na sexta-feira, o cafeicultor já olha o efetivo, se bateu com o planejado, e já planeja a semana seguinte. É uma atividade de extrema importância, que é o planejamento micro, com base no planejamento macro do ano.
Para que as operações ocorram de forma adequada, a manutenção dos tratores, máquinas e implementos é de extrema importância. Muitos cafeicultores deixam o sábado, que é um período mais curto de trabalho, com aproveitamento menor, para limpeza, e manutenção preventiva e programada do maquinário.
A gestão do FLUXO DE CAIXA da fazenda, talvez seja a que mais deixa o cafeicultor preocupado. Como a produção será dada somente no final da safra, e é, de certa forma, incerta, o produtor rural fica preocupado com a venda e receita do café. Ele também precisa custear todos os seus gastos durante o ano agrícola, e faz isso deixando café da safra anterior para vender nas horas de necessidade, ou fazendo captação de custeio agrícola junto aos bancos, por isso também a necessidade de ter as informações da sua fazenda de forma clara e organizada.
Os bancos exigem uma série de documentações para liberação do Custeio, a Declaração de Imposto de Renda, os documentos da fazenda, as produções passadas e a previsão de safra. Veja que são muitos dados para serem administrados, e um bom sistema para cafeicultura agiliza todo o trabalho de centralização de documentos em uma única plataforma, já servindo para o Imposto de Renda Digital do Produtor Rural – LCDPR.
Outro desafio é ter informação sobre o mercado de café, mas neste quesito, o cafeicultor é muito competente, se comporta como um empresário ligado nas notícias, que gosta de acompanhar e conversar com seus pares, na cooperativa, nos encontros do seguimento, nas feiras do setor. Hoje o cafeicultor é um profissional extremamente antenado em economia, sabendo que o AGRO é um seguimento que alavanca o PIB do Brasil. A Internet, os grupos de whattapp, os podcasts, são ferramentas que o produtor de café acompanha, para analisar tendência de mercado, tendência de preços. Hoje o produtor se alimenta de informações de forma mais rápida e eficiente através da Internet.
O que precisa ser administrado foi mencionado acima, mas como administrar e centralizar todas estas informações em um mesmo local, para facilitar a vida do cafeicultor? Será que um sistema para cafeicultura pode realmente ajudar?
É aí que entra o GA!
E antes que você se pergunte, mas ele é apenas mais um software para cafeicultura? Eu te digo com toda certeza que passa bem longe de ser mais um no mercado.
O GA Agrosoluções, é um sistema de administração de fazendas que ajuda produtores rurais que desejam tornar suas propriedades rurais mais lucrativas, com a redução dos custos de produção, e aumento de produtividade, através da organização de todas as rotinas do dia a dia de forma simplificada.
Muitas são as variáveis que o produtor rural deve administrar, mão-de-obra, máquinas, insumos, fluxo de caixa, preço de café, planejamento das atividades, índices operacionais, então ter uma ferramenta de apoio para centralizar tudo isso em um mesmo local, é de fundamental importância para o produtor rural.
Muitos produtores perguntam se a alimentação dos dados no sistema é trabalhosa. A resposta é não!
A alimentação dos inputs de dados do Sistema GA é muito simples e fácil, pois ele nasceu em uma fazenda de café, que por muitos anos, foi a maior do mundo, então foi feito para o campo, para os trabalhadores de fazenda.
Pode ser feito através de um telefone, por meio de um aplicativo simples de coleta de dados, que serve para captar os apontamentos do campo e depois descarregado de forma bem simples no centro de serviço.
Quando se pergunta se o GA é um sistema para cafeicultura flexível e de fácil acesso pelos trabalhadores de campo, a resposta é: Ele é o melhor sistema do mercado!
Informação é um bem valioso para o cafeicultor. Quanto mais rápido e visível for, melhor será a assertividade do empresário rural. Hoje temos o costume de querer ver tudo de forma gráfica e resumida, com Indicadores e informações precisas, para melhor tomada de decisão.
O GA entendendo esta necessidade, preparou uma forma de disponibilizar as informações do dia a dia da fazenda em painéis por assunto, no celular do cafeicultor, fazendo com que ele otimize seu tempo para coisas importantes.
Muitos dos empresários da cafeicultura, também são empresários em outros seguimentos, e receber o acompanhamento do que está acontecendo na fazenda, é extremante útil, gerando mobilidade ao cafeicultor.
Administre sua fazenda de onde você estiver com o melhor software para cafeicultura do mercado!
Quer saber o que o GA pode fazer por você? 👇
Uma resposta