A presença das mulheres no agro não está começando agora. Já vem de muito tempo!
Atualmente, as mulheres ocupam 20% dos cargos de gestão no agronegócio, sendo que 31% são responsáveis diretas das propriedades rurais no território brasileiro. Além disso, 60% possuem cargo superior, 28% ensino médio e 88% são independentes.
Assim, promover a histórias delas, unir forças e conhecimento é uma pequena forma de valorizar o protagonismo feminino. E foi com essa intenção que aconteceu o Evento GA com Elas, na Fazenda Caxambu em Três Pontas, MG, dia 24 de março.
Reunimos profissionais essenciais para o desenvolvimento do país, que transformam a realidade, quebram paradigmas e colocam no campo a verdadeira essência de ser mulher, com força, dedicação e inteligência.
GA com Elas tem a certeza que o desenvolvimento de ações para incentivar a presença de mulheres no campo é uma ferramenta estratégica para os negócios, portanto, continue a leitura e confira tudo que aconteceu nesse evento inesquecível.
Mulheres no agronegócio
O protagonismo na agricultura é mais uma conquista colhida pelas mulheres. Elas tem representatividade cada vez maior no agronegócio brasileiro e como resultado, estão presentes em várias funções em toda a cadeia produtiva.
Para o nosso bem, o agro nacional e elas produzem além de alimentos de qualidade, diversidade e sustentabilidade, matérias primas industriais e biocombustíveis.
Os dados são de estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em conjunto com a Embrapa e o IBGE, mostram que a força feminina administra mais de 30 milhões de hectares, o que corresponde a cerca de 8,4% da área total ocupada pelos estabelecimentos rurais no país.
Outra informação expressiva é a quantidade de mulheres que tocam empreendimentos no campo. Atualmente, elas são cerca de 1 milhão.
Em outras palavras, elas trilham um caminho de destaque e inspiração no setor e mostram o trabalho de excelência que realizam no campo, inclusive no uso de inovações tecnológicas. Mulheres no agro que lutam, batalham e que possuem grandes propósitos nessa jornada.
A crescente participação e visibilidade das mulheres no agronegócio faz delas exemplos e inspiração.
Que sigamos juntas nessa luta, para que mulheres tão fortes em nossa economia e sociedade façam, cada vez mais, parte dos espaços do agro!
GA com Elas
Carmen Lúcia (Ucha), que já foi destaque na Forbes como uma das 100 mulheres mais poderosas do agro, abriu as porteiras da Fazenda Caxambu no dia 24 de março para receber o GA Agrosoluções e um time de mulheres fantásticas para o Evento GA com Elas.
O evento organizado pela Silvia Costa (CEO GA Agrosoluçoes), Ucha (Fazendas Caxambu e Aracaçu) e Dani Garcia (Fazenda Chamusca), primeiramente uniu força e muita descontração cercado de profissionais ímpares, além de boa música e excelente gastronomia para troca de conhecimentos e inspiração no setor.
Abertura
O evento começou às 8h conquistando os presentes por tanta dedicação e carinho em todos os detalhes.
Desde a recepção e acolhida até os mimos pensados na rotina da mulher, o evento foi uma imersão de bem-estar e aprendizados.
O dia começou com um delicioso café da manhã e música ao vivo, do nosso querido colega de trabalho e artista, Matheus Moraes com muita leveza e alto astral.
Palestras
Com uma conversa agradável sobre caminhos para um futuro antifrágil na cafeicultura brasileira, a Ucha fez a abertura das palestras trazendo reflexões e questionamentos.
Na sequência, Fernanda Souza, treinadora de executivos e equipes de alta performance, especialista em gestão de negócios falou sobre como deixar de ser refém do seu próprio negócio. Também destacou a importância da mulher, delas saberem da sua função e se valorizar e trouxe, ainda, reflexões sobre a metodologia DISC e perfil comportamental.
Essa troca de conhecimento e novas visões para o trabalho foi assunto discutido saboreando uma gastronomia maravilhosa.
E depois da pausa o almoço, o tema foi “O GA no projeto 3C’s: Controle, Compare e Cresça”. Apresentado pelo Mário (engenheiro agrônomo, cafeicultor e proprietário do GA Agrosoluções) e pela Fernanda (contadora e diretora comercial do GA Agrosoluções).
Encerramento
O dia chegou ao fim, depois de muito debate e depoimentos sobre as soluções do GA para o agronegócio e para as mulheres do agro.
E encerrando com chave de ouro, uma experiência sensorial apresentada pela Ucha com participação especial de Dionatan Almeida (QGraEu iader, mestre de torras e barista das Fazendas Caxambu e Aracaçu).
Se você gostou de tudo que viu por aqui e gostaria de participar dos próximos eventos, deixe seu nome e contato clicando aqui.
Cenário feminino no agronegócio
O agronegócio é considerado um dos segmentos mais importantes para a economia nacional.
Mas, de cada 10 cargos de gestão do agronegócio brasileiro, menos de 2 são ocupados por mulheres. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a participação feminina na administração do agro é de 19%.
Em áreas da agropecuária, mulheres são responsáveis por encabeçar a produção de 30 milhões de hectares. O valor corresponde a apenas 8,5% de toda área ocupada por sítios e fazendas no país, mesmo após um crescimento de 6% em 11 anos.
Com excelentes habilidades transversais, as mulheres agregam ao agro sua experiência em gestão, a constante busca por conhecimento e atualização, dedicação ímpar e o desejo de impactar o mundo da melhor maneira possível, sem deixar de lado a incansável vontade de progredir.
De acordo com o Censo Agropecuário do IBGE, foi identificado que 947 mil mulheres fazem parte do comando de propriedades rurais no país. Em resumo, 57% desse número estão concentradas na região Nordeste.
Ainda, como mostram os dados apresentados pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), 71% das mulheres ligadas ao agro precisam lidar com diversas tarefas e responsabilidades. Isso porque elas são incumbidas de obrigações relacionadas à propriedade e administração do negócio, bem como questões da vida pessoal e do lar, além da maternidade.
Tecnologia no campo e gestão na fazenda
O agronegócio sempre foi um campo de muita importância no contexto brasileiro, por isso, a inovação tecnológica sempre caminhou lado a lado com produtores rurais.
As novas tecnologias e softwares estão transformando o agro e somado a inteligência GA têm se mostrado uma forte aliada para elevar a produtividade das fazendas.
Independentemente do tamanho da propriedade, é possível utilizar a inteligência GA para gerenciar os dados transformando-os em resultado. Além de acompanhar o desempenho e as atividades da fazenda de maneira remota.
Essa evolução tecnológica tem um objetivo: diminuir custos e aumentar o rendimento no campo.
Saber como administrar a sua empresa rural é o segredo para atingir melhores resultados. E para te auxiliar o GA Agrosoluções tem as melhores soluções, assim, você tem sempre o controle de tudo que envolve sua safra, desde o planejamento até a venda do seu produto.
Oferecemos aos nossos clientes uma experiência completa. Agende uma demonstração e conheça nossas soluções.