GA Agrosoluções

ORÇAMENTO FINANCEIRO DA FAZENDA: ESTRATÉGIA PARA AUMENTAR O LUCRO

A jornada do planejamento do agronegócio é parte importante para a gestão rural. O orçamento financeiro da fazenda é uma etapa desse planejamento, consequentemente uma estratégia para aumentar o lucro, pois permite que o produtor tenha informações sobre a saúde financeira do negócio.

Saúde financeira é ter uma boa programação de entradas e saídas, desde o curto prazo até o longo prazo, priorizando o pagamento dos custos, das despesas operacionais, dos financiamentos e dos investimentos da fazenda.

Elaborar o orçamento financeiro da fazenda auxilia na avaliação dos riscos, calcula a média estimada de lucro e projeta os custos envolvido no desenvolvimento da safra.

Continue a leitura para solucionar as principais questões e veja como fazer um bom orçamento financeiro da fazenda.

 

ESTRATÉGIA PARA AUMENTAR O LUCRO

Como vistos nas postagens anteriores, existem três etapas fundamentais dentro do planejamento agrícola que são: Cronograma Agrícola;  Orçamento Financeiro e Previsão e Resultados

Cada etapa é uma estratégia para aumentar o lucro, pois afeta diretamente a produção da sua propriedade, sendo assim precisam estar acompanhados de um sistema de gestão agrícola.

O GA MASTER é o melhor sistema para você. Possui todas as ferramentas necessárias para o controle financeiro da sua fazenda. Com ele é possível planejar todos os gastos da safra, mês a mês, além disso, ter uma visão gerencial e comparar previsto x realizado.

Poucos produtores registram e avaliam de forma sistemática seus custos e receitas, principalmente porque não têm acesso a uma ferramenta fácil de usar e interpretar.

A elaboração de um orçamento rural permite traçar metas e resultados, assim dando ao produtor a possibilidade de fazer um acompanhamento comparativo periódico do financeiro.

Controlar os gastos é importante para o sucesso financeiro, se você não sabe quanto gastou, como vai saber quanto ganhou?

 

ORÇAMENTO FINANCEIRO PARA FAZENDAS

O orçamento é uma importante ferramenta de planejamento e controle das operações de uma fazenda. A cada dia com o mercado do agro cada vez mais competitivo, fazer um orçamento financeiro se tornou obrigação para impulsionar os resultados da sua produção.

A saúde financeira de uma fazenda, é a base de sustentação para os bons resultados e consequentemente o lucro.

O que queremos dizer com saúde financeira, não é ter muito dinheiro na conta, longe disso, saúde financeira é ter a programação do Caixa, o que será necessário para arcar com os pagamentos do dia a dia da fazenda, quando for requisitado.

O setor agrícola tem uma característica muito particular, pois o ciclo operacional é extenso, começando com pagamentos, mais pagamentos, para depois, no fim do período ter a colheita e então cobrir o desembolso do período.

ADMINISTRAÇÃO DO CAIXA

Algumas ações podem ser tomadas em relação à administração do Caixa:

  • O produtor pode deixar em Caixa os recursos necessários, oriundos da venda da safra anterior;
  • Deixar estocada a produção e ir vendendo conforme necessário;
  • Contratar custeio agrícola para pagar no final da Safra, com sua venda;
  • Fazer trocas com a Cooperativa ou fornecedores, em sacas de produção, da sua necessidade de insumos e fertilizantes;
  • Ter recursos de outros empreendimentos e alocar na fazenda, com pagamento posterior (capital próprio).

 

A principal ferramenta de Auxílio à Saúde Financeira da Fazenda é o ORÇAMENTO FINANCEIRO.

Quando falamos em Orçamento Financeiro, estamos falando de FLUXO DE CAIXA, ou seja, a data em que efetivamente os recursos de venda entrarão na conta bancária da fazenda e a data em que serão efetivamente desembolsados os pagamentos.

 

FLUXO DE CAIXA E SUAS VANTAGENS

“Fluxo de caixa é o instrumento que relaciona o conjunto de ingressos e desembolsos de recursos financeiros pela empresa em determinado período”.

O orçamento financeiro da fazenda tem como objetivo básico a projeção das entradas e saídas de recursos financeiros para determinado período, visando prognosticar a necessidade de captar empréstimos ou aplicar excedentes de caixa nas operações mais rentáveis para a fazenda, além disso seus objetivos são:

  • facilitar a análise e o cálculo na seleção das linhas de crédito junto às instituições financeiras;
  • proporcionar o intercâmbio dos diversos departamentos da empresa com a área financeira;
  • desenvolver o uso eficiente e racional do disponível;
  • providenciar recursos para atender aos projetos de implantação, expansão, modernização ou relocalização.
  • fixar o nível de caixa, em termos de capital de giro;
  • auxiliar na análise dos valores a receber e estoques, para que se possa julgar a conveniência em aplicar nestes itens ou não;
  • verificar a possibilidade de aplicar possíveis excedentes de caixa;
  • estudar um programa de empréstimos e financiamentos.

 

Sua maior vantagem é auxiliar o gestor na tomada de decisão, demonstrando o momento adequado para as retiradas de caixa, sem acarretar problemas financeiros, possibilita o planejamento integrado das atividades da empresa e a visualização dos pontos fortes e vulneráveis da fazenda, permitindo a implantação de medidas corretivas.

Além disso, permite o estabelecimento de objetivos e metas a serem atingidos, bem como fornece parâmetros financeiros concretos para avaliação.

 

JORNADA DO ORÇAMENTO FINANCEIRO

Na gestão da fazenda, o planejamento financeiro atua por meio de metas e objetivos a fim de que a propriedade se desenvolva cada vez mais.

Com base nisso, a jornada do planejamento financeiro deve conter:

  1. Orçamento anual: o período de um ano é o ideal, pois, ele funciona como um objetivo de médio prazo, de modo que é mais fácil de ser gerenciado e fornece um diagnóstico da situação atual. A melhor forma de garantir que o número gerado será o mais realista possível é conferindo históricos anteriores.
  2. Fluxo de caixa: confiar em um fluxo de caixa seguro, fiel e atualizado vai possibilitar o controle diário das finanças e proporcionar uma previsão do futuro financeiro do negócio rural, permitindo assim, ações preventivas, saneadoras e melhor aproveitamento das sobras de caixa.
  3. Dados atualizados: registrar e atualizar as informações da fazenda, é fundamental, afinal é por meio dela que o produtor consegue ter uma noção clara sobre a real situação do seu negócio, bem como, se há a necessidade de fazer investimentos ou aderir a financiamentos.
  4. Estoque em dia: se você sabe o que tem no estoque e o que precisa comprar, isso facilita o planejamento financeiro, além de evitar desperdícios.
  5. Sistema de gestão rural: vai facilitar o seu trabalho e agilizar a gestão da sua propriedade. Um software de gestão facilita cada etapa do planejamento e garante segurança dos dados, na palma da mão de onde estiver para tomar as melhores decisões.

GA MASTER

Atualmente, o agronegócio tem indicado cada vez mais a necessidade de adoção de tecnologias de apoio e otimização da produção. Ou seja, as propriedades estão cada vez mais competitivas e eficientes e, por isso, a adoção de ferramentas de controle financeiro tem ganhado destaque.

O GA MASTER é o software de gestão mais completo do mercado, é a solução ideal para o seu agronegócio.

Visite o site e conheça nossas soluções.

 

 

 

Comente o que achou:

Veja mais

Outros artigos:

Vantagens da gestão integrada para certificação de fazenda

Vantagens da gestão integrada para certificação de fazenda

Transforme sua fazenda com gestão integrada e certificação de fazenda! Melhore a eficiência, a qualidade

Conciliação Bancária: Passos Práticos para Produtores Rurais

Conciliação Bancária: Passos Práticos para Produtores Rurais

Transforme a gestão financeira no campo com a importação de extratos e conciliação bancária do

Vem aí a Safra de Verão: Expectativas e Preparativos

Vem aí a Safra de Verão: Expectativas e Preparativos

Produtor rural, é hora de ter tudo planejado para a próxima safra de verão. Sabe

3 passos para melhorar a gestão rural da propriedade

3 passos para melhorar a gestão rural da propriedade

A gestão rural visa melhorar os processos da propriedade, reduzir custos e minimizar riscos para