Nesta última etapa da Jornada do Planejamento, “Previsão e Resultado: custos da produção agrícola”, você verá que para calcular o lucro de uma atividade é preciso conhecer os custos reais da produção agrícola.
- Você faz um comparativo entre o orçado e o realizado?
- Consegue detectar onde os gastos foram maiores que os previstos?
- Sabe traçar planos para reduzir gastos?
Conhecendo sua lavoura e fazendo um bom planejamento agrícola, você sabe todas as informações.
Em um empreendimento agrícola, é importante que se faça um planejamento para obter sucesso. Dessa forma, deve-se considerar fatores ao escolher o quê, como, onde e para quem produzir, depois disso, de forma específica para cada talhão de sua propriedade. Dentre as várias ferramentas de planejamento e gestão disponíveis, previsão e resultado do custo da produção agrícola é muito importante para subsidiar o planejamento.
Continue a leitura e veja como fazer um bom planejamento agrícola para sua fazenda.
POR QUE TER UM PLANEJAMENTO AGRÍCOLA?
Uma produção agrícola envolve muitos custos, como sementes, fertilizantes, defensivos, máquinas, funcionários, despesas administrativas, armazenamento e etc. Por isso, adotar um bom planejamento consiste em determinar quais os procedimentos para o sucesso da sua lavoura e controlar os custos para gerar lucratividade.
Dessa forma, também é possível se preparar para alguns riscos, como clima, comercialização dos produtos agrícolas e aumento do valor de defensivos, que dificultam esse controle de gastos.
Conhecendo sua lavoura e fazendo um bom planejamento agrícola, você sabe todas as informações necessárias e, acima de tudo, consegue agir sem afetar a produtividade da lavoura e se preparar para eventuais riscos.
CUSTOS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA
O custo de produção é composto pelos custos diretos, ou seja, podem ser calculados com exatidão:
- mão de obra,
- materiais,
- insumos,
- operações de máquinas
E os custos indiretos, que não se associam diretamente à atividade:
- mão de obra indireta,
- depreciação de máquinas e construções,
- administração,
- serviços, etc.).
O cálculo dos custos indiretos, pode em muitos casos estar longe da realidade, por ter despesas que muitas vezes não são computadas. Isso, porque se negligencia a necessidade de se ratear determinados custos.
A previsão auxilia nos cálculos de custos, assim é possível analisar de forma detalhada o valor mensurado para cada custo, planejando o que será adquiro e quantidade. Nesta conta pode-se somar o investimento de sementes, fertilizantes, manutenção de maquinário, defensivos, funcionários, além disso, despesas administrativas, entre outras.
Os três principais métodos de cálculo para custo de produção agrícola no Brasil foram desenvolvidos pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
O custo de produção agrícola geralmente é apresentado em reais por hectare e em reais por saco produzido. Também pode ser convertido em sacos por hectare.
PLANEJADO X REALIZADO
Para calcular o lucro de uma atividade, é preciso conhecer os custos reais da produção agrícola. Sem conhecer o custo de produção agrícola é impossível saber qual é sua margem de lucro.
Os dados sobre a fazenda em si, sobre as finanças e as informações do mercado são a base para as ações de previsão.
A metodologia do orçamento possibilita o controle do fluxo de entradas e saídas porque é constituído de duas etapas que devem ser comparadas:
Orçamento planejado: elaborado a partir da coletânea de dados da fazenda e de pesquisas para elaboração do planejamento.
Orçamento realizado: construído com os dados reais dos custos obtidos no dia a dia da fazenda.
A maneira de apresentar essas informações dependerá do gestor da fazenda. Pode-se, por exemplo, gerar planilhas que, dão origem a relatórios comparativos. A comparação entre os orçamentos planejados e os realizados permite aproximar o planejamento da realidade da propriedade para uma tomada de decisões cada vez mais coerente, efetiva e lucrativa.
GA MASTER oferece relatórios referentes às tarefas, safras, máquinas, glebas, permitindo que você compare seu planejamento com a execução. Comparando as duas informações, você saberá onde estão suas principais perdas e assim, toma medidas eficazes e eficientes para mitigá-las.
É necessário fazer um comparativo entre o orçado e o realizado, para detectar onde os gastos foram maiores que os previstos e traçar planos para reduzi-los posteriormente.
ROTEIRO PARA A GESTÃO FINANCEIRA DA FAZENDA
Planejar: no início do ano agrícola o produtor deve definir as áreas de cada lavoura, custos e produção por hectare, e as atividades necessárias e seus custos. Enquanto isso, as operações de cada talhão deverão ser registradas de forma que eventuais desvios sejam detectados e medidas de ajustes possam ser tomadas.
Registrar: tudo que acontece no dia a dia deve ser registrado, as aquisições de insumos, peças e demais itens, produção e manutenção da infraestrutura. Toda operação como data, fornecedor, valores e quantidades. Esse apontamento possibilita a geração de relatórios consolidados por período bem como a análise da evolução das despesas e receitas de quaisquer naturezas em comparação ao que foi planejado.
Apontar: descrever as atividades de manejo realizadas nas culturas, apontando a data, o tipo de atividade realizada, extensão de área trabalhada em hectares, insumos e quantidades aplicadas, além disso, máquina e implemento usados são fundamentais. Assim como, horímetro de início e término da atividade.
Gerenciar: os custos das máquinas, as manutenções realizadas, combustível consumido e horas trabalhadas, devem ser bem gerenciados, posteriormente, é possível detectar máquinas com custos acima do esperado e mesmo a má utilização de peças.
Administrar: gerenciar o estoque é investimento, monitorar, registrar o que entrou e saiu, qual a finalidade e verificar as quantidades disponíveis, ajuda a detectar desperdícios e eventuais desvios.
Analisar: os registros diários devem ser analisados, assim é preciso gerar relatórios com valores movimentados por contas, custos das máquinas, além de aferir se os saldos e movimentações de insumos e peças no estoque correspondem ao esperado. Consequentemente, pode-se comparar os valores planejados sempre que possível e identificar inconsistências.
TECNOLOGIA PARA GESTÃO DE FAZENDA
Conhecendo sua lavoura e fazendo um bom planejamento agrícola, você sabe todas as informações necessárias e, partir disso, consegue agir sem afetar a produtividade da lavoura.
Consegue se preparar para eventuais riscos com uma previsão de caixa que será a base para medir se o investimento se encontra no planejado, e se não estiver pode refazer, ou analisar o erro, questionando esses custos.
Utilizar um sistema elaborado para atender as necessidades das propriedades rurais pode ser a solução que faltava na sua fazenda. O valor da informação é cada vez mais importante, saber usá-la para a tomada de decisões é fundamental para uma operação bem-sucedida em tempos de coronavírus.
E para te auxiliar o GA Agrosoluções tem as melhores soluções, assim, você tem sempre o controle de tudo que envolve sua safra, desde o planejamento até a venda do seu produto. Somos uma empresa especializada em software de gestão do agronegócio.
Conheça GA Agrosoluções, a solução ideal para seu agronegócio! Entre em contato e agende uma demonstração.
Uma resposta