GA Agrosoluções

MILHO SAFRINHA: COMO MELHORAR A PRODUTIVIDADE

Sua lavoura pode te surpreender, mas para isso você é responsável pelas melhores escolhas. Na websérie que começa hoje SAFRINHA, O QUE PLANTAR? Vamos falar sobre – Milho Safrinha: Como melhorar a produtividade.

Veja como atingir o máximo potencial da sua lavoura com:

  • Boas práticas agrícolas;
  • Manejo eficiente;
  • Tecnologia para gestão rural

Continue  Leitura e descubra como melhorar a produtividade.

 

Milho safrinha

Para falarmos sobre o milho safrinha e como melhorar a produtividade é bom destacar que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) este tipo de cultivo já representa quase 70% do total da área plantada com milho no Brasil.

Ou seja, tem grande destaque na vida do produtor e na economia brasileira. O termo, “milho safrinha” corresponde a segunda safra, semeada logo após a colheita da safra principal, entre os meses de janeiro e abril.

Cada vez mais agricultores têm investido no plantio de milho de segunda safra nos primeiros meses do ano com expectativa de retorno certo. O cultivo do milho safrinha possibilita o uso mais racional dos fatores de produção como a terra, as máquinas e equipamentos e a mão-de-obra, em um período ocioso do ano, onde o preço do grão geralmente é maior do que no período de safra de verão, e frequentemente, menor é o custo de produção.

 

Como melhorar a produtividade: Plantar na época indicada

Um dos pontos principais para melhorar a produtividade do milho safrinha é, de forma geral, iniciar o cultivo, o mais cedo possível. Assim, maior será o volume de chuvas captadas e menor será o tempo de seca durante o ciclo.

É comum ouvirmos no campo a expressão “janela de plantio” quando o relacionamos à agricultura, essa terminologia é usada para definir a melhor época para se realizar o plantio. Ou seja, leva em conta o menor risco de frustração de safra.

O sucesso no plantio do milho safrinha requer atenção na época de semeadura, já que, quanto mais tarde for semeado, menor será o potencial produtivo da cultura e maior será o risco de perdas por geada e/ou seca, dependendo da região.

E justamente por esses problemas climáticos, os preços do milho podem passar de R$ 100,00 no segundo semestre. E notícias recentes apontam que a produção nacional tende a ser menor que o esperado. Os estoques finais podem voltar a ficar abaixo de 10 milhões de toneladas, situação que reforça o cenário de preços fortalecidos do cereal.

 

Como melhorar a produtividade: Controle de pragas e doenças

O plantio do milho safrinha exige cuidados e estratégias, pensando nisso, existem critérios e boas práticas agronômicas que não podem ser deixadas.

Para atingir bons resultados no final da safra, é preciso que os agricultores conheçam detalhadamente todas as variáveis que podem gerar impactos na lavoura, a começar pelos processos que envolvem o plantio da cultura escolhida.

Terminado o plantio, é hora de cuidar da lavoura e de preparar-se para os tratos iniciais da cultura e o monitoramento para que se evite danos causados por pragas.

Você sabe qual herbicida utilizar na sua lavoura?

O herbicida mais recomendado no cultivo do milho safrinha é a atrazina, que controla principalmente plantas de folhas largas. Mas neste momento, o correto é seguir as orientações e recomendações do técnico responsável de sua confiança.

Importante utilizar produtos que sejam registrados para a  cultura do milho e na dosagem recomendada!

A boa notícia é que na segunda safra, a infestação de pragas é menor devido à diminuição de temperatura e umidade, condições desfavoráveis também aos insetos.

 

Como melhorar a produtividade: Atenção na colheita

A última etapa, mas não menos importante é a colheita. Se bem executada, é possível garantir menos perdas e mais lucros. A colheita é um procedimento que exige planejamento desde o transporte, até secagem e armazenamento dos grãos.

A colheita pode ser efetuada quando o grão atingiu a maturação fisiológica, ou seja, quando metade das sementes apresentarem a camada preta no ponto de inserção da semente com o sabugo.

Além disso, outros fatores como a regulagem da colhedora, experiência do operador, eficiência na colheita e transporte, precisam ser levados em conta quando se espera a obtenção de uma boa colheita.

 

Tecnologia no Campo e Gestão na Fazenda

Saber como administrar a sua empresa rural é o segredo para atingir melhores resultados. Nesse tempo de crise e incertezas, a gestão dos negócios garante o andamento das atividades.

Utilizar um sistema elaborado para atender as necessidades das propriedades rurais pode ser a solução que faltava na sua fazenda.

valor da informação é cada vez mais importante, saber usá-la para a tomada de decisões é fundamental para uma operação bem-sucedida.

E para te auxiliar o GA Agrosoluções tem as melhores soluções, assim, você tem sempre o controle de tudo que envolve sua safra, desde o planejamento até a venda do seu produto.

GA Agrosoluções é uma empresa especializada em software de gestão do agronegócio, desde 1988 disponibiliza Ferramentas para Gestão e Crescimento das Fazendas.

Entre em contato e saiba mais.

 

 

 

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Outros artigos:

Vantagens da gestão integrada para certificação de fazenda

Vantagens da gestão integrada para certificação de fazenda

Transforme sua fazenda com gestão integrada e certificação de fazenda! Melhore a eficiência, a qualidade

Conciliação Bancária: Passos Práticos para Produtores Rurais

Conciliação Bancária: Passos Práticos para Produtores Rurais

Transforme a gestão financeira no campo com a importação de extratos e conciliação bancária do

Vem aí a Safra de Verão: Expectativas e Preparativos

Vem aí a Safra de Verão: Expectativas e Preparativos

Produtor rural, é hora de ter tudo planejado para a próxima safra de verão. Sabe

3 passos para melhorar a gestão rural da propriedade

3 passos para melhorar a gestão rural da propriedade

A gestão rural visa melhorar os processos da propriedade, reduzir custos e minimizar riscos para