fbpx

GA Agrosoluções

INDICADORES FINANCEIROS PARA FAZENDA – Veja como esses indicadores podem ajudar a transformar a gestão do seu negócio rural

Como está a performance da sua propriedade rural? Para obter os melhores resultados e colher bons frutos, você, produtor precisa conhecer os principais indicadores da fazenda.

Os indicadores financeiros de uma fazenda são métricas com informações que revelam dados de produtividade, de custos da produção, entre outros pontos para auxiliar na tomada de decisões.

Essas métricas têm um papel importante, pois a partir dos dados apresentados é possível verificar o desempenho da atividade. Assim como identificar os principais pontos de melhoria.

Independente da sua atividade e do tamanho da sua propriedade rural, os indicadores são importantes para analisar a produção total e também para controlar as atividades.

Continue a leitura e veja como elencar os principais indicadores para o seu agronegócio. Eles podem contribuir com o seu sucesso.

 

O QUE SÃO OS INDICADORES DE DESEMPENHO FINANCEIRO?

São métricas de performance que sinalizam se a fazenda está indo bem ou não. Esses indicadores são utilizados para medir o desempenho e o quão saudável está ou não a situação financeira da fazenda.

Também conhecidos como KPI (Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho), se trata de uma ferramenta de gestão para medir o desempenho e o sucesso de uma propriedade rural, ou de um determinado negócio. Por meio dessa ferramenta, você consegue entender o que está funcionando e o que não está, e fazer as modificações necessárias para atingir os objetivos estabelecidos.

Esses indicadores, você e sua equipe precisam definir e acompanhar para evitar se perder em meio a uma quantidade absurda de relatórios e dados que pode ser desnecessário.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES FINANCEIROS?

São os resultados desses indicadores que mostram para você e sua equipe de gestão se o que produzem na fazenda está pagando as contas ou os deixando ainda mais endividados.

Os indicadores financeiros são calculados a partir das principais demonstrações financeiras:

O Balanço Patrimonial;

A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício);

O DFC (Demonstrativo do Fluxo de Caixa).

Toda fazenda precisa de recursos e investimento para pagar as dívidas, esses indicadores financeiros são utilizados para conduzir adequadamente a gestão destes recursos.

Diante de tantas informações, dados e números é preciso saber que alguns são consistentes e precisos para uma boa gestão de fazenda, outros são dispersos e isolados.

Então, primeiramente é necessário estabelecer o que se pretende medir para, em seguida, estabelecer parâmetros adequados que avaliem o que se quer mensurar. Para o sucesso de sua fazenda tenha um conjunto de métricas alinhadas a sua necessidade.

O ponto – chave na definição de indicadores financeiros assertivos é que eles não podem ser muitos, para não perder o foco, e de preferência não podem ser conflitantes. Quando a estratégia está bem desenhada, facilmente a equipe se dá conta de que precisa de poucos e bons indicadores para acompanhar as tomadas de decisão de maneira assertiva.

 

INDICADORES FINANCEIROS NO DESEMPENHO DA FAZENDA

Como está o desempenho da sua propriedade? Não tem como ficar seguro da resposta sem monitorar os principais indicadores financeiros da sua fazenda.

Para que toda a análise dos indicadores financeiros realmente seja útil para a fazenda, é necessário traçar estratégias para isso.

Para alcançar seu objetivo é preciso avaliar o planejamento estratégico da fazenda e verificar o que ela precisa neste momento. De acordo com suas respostas, você conseguirá identificar quais serão os indicadores mais úteis para a fazenda.

O grande desafio, é como selecionar indicadores corretos, ou seja, aqueles que vão dar um panorama fiel sobre o desempenho da fazenda e, por meio da análise, implementar um plano de ação para atingir os objetivos estabelecidos.

Indicadores serão apenas números soltos se não estiverem ligados às estratégias e objetivos corporativos.

 

ENTENDENDO OS INDICADORES

Quem atua na área da gestão já deve ter ouvido algumas siglas no dia a dia, apresentamos algumas a seguir, para você estar sempre informado.

KPI – Key Performance Indicator, ou os famosos Indicadores-Chave de Desempenho, são nada mais, nada menos do que as métricas que você eleger como essenciais para avaliar um processo de sua gestão.

BSC – Balanced Scorecard, ou Indicadores Balanceados de Desempenho é uma metodologia de medição e gestão de desempenho. O BSC organiza-se em torno de quatro perspectivas: financeira, do cliente, interna e de inovação e aprendizagem.

BI – Business Intelligence ou Inteligência de Negócios: refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.

PDCA – PLAN–DO–CHECK–ACT, ou também PLAN-DO-CHECK-ADJUST, que significam Planejar-Fazer-Verificar-Agir, ou Planejar-Fazer-Verificar-Ajustar.

O grande desafio na gestão é como selecionar indicadores corretos, ou seja, aqueles que vão dar um panorama fiel sobre o desempenho da fazenda. E, por meio da análise, implementar um plano de ação para atingir os objetivos estabelecidos. Para isso conte um software de gestão completo e integrado, assim as informações ficam acessíveis, seguras e organizadas.

 

SOFTWARE DE GESTÃO AGRÍCOLA GA MASTER

O GA MASTER é um software completo para agricultura, seja lavoura de café, milho, soja, trigo, citricultura ou outra cultura.

Um software de gestão, prático, completo e rentável. Além de contar com os módulos essenciais para gestão de fazenda, atende perfeitamente diferentes tamanhos, segmentos e culturas. Sempre auxiliando na tomada de decisões com base nos indicadores gerados.

Com foco voltado para a obtenção de resultados reais e, ainda que o cliente já esteja satisfeito, permitir que ele consiga obter ainda mais sucesso, superando as expectativas.

O sistema de gestão agrícola GA emite relatórios agrícolas para acompanhamento do desempenho da fazenda, ou seja, eles reúnem informações úteis para gestão do negócio.

Com esses dados, o consultor e produtor qualificam sua tomada de decisão e como resultado, consequentemente, tornam a lavoura cada vez mais produtiva e rentável.

Contar com soluções tecnológicas para registrar e acompanhar as informações da safra traz dois benefícios enormes:

Em primeiro lugar, mais agilidade na gestão financeira e da produção e depois disso, menos erros e mais confiabilidade nas informações.

Entregar boas experiências, com um sistema de qualidade se tornou tão importante que, se tornou missão do GA!

Nosso objetivo é seu sucesso e sabemos que não importa o tamanho da sua propriedade, ao investir em sistema de gestão, você terá mais conhecimento e controle para aumentar seus lucros.⠀

Agende uma demonstração e conheça nossas soluções.

 

 

 

 

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Outros artigos:

Fechamento da safra de soja: o papel vital do software de gestão na análise de custos e lucros

Fechamento da safra de soja: o papel vital do software de gestão na análise de custos e lucros

À medida que os produtores rurais encerram mais uma safra de soja, é o momento

Estratégias Eficientes de Gestão Agrícola na Produção de Milho Safrinha

Estratégias Eficientes de Gestão Agrícola na Produção de Milho Safrinha

Para os produtores rurais engajados na produção de milho safrinha, a gestão agrícola pode ser

5 requisitos para o planejamento financeiro da fazenda em 2024

5 requisitos para o planejamento financeiro da fazenda em 2024

No dia a dia de uma propriedade rural, o planejamento financeiro é fundamental. Antes de

COOPERA GA – PARCEIRO ESSENCIAL PARA ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVA

COOPERA GA – PARCEIRO ESSENCIAL PARA ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVA

O COOPERA GA é muito mais que um sistema; é o parceiro essencial e indispensável