A mecanização agrícola é o que move o agro. Os tratores agrícolas são amigos número 1 de quem trabalha no campo e, portanto, a manutenção é a garantia de longevidade e lucro.
Investir em tratores e implementos, como colheitadeiras, semeadoras ou pulverizadores requer um alto valor.
Então, qual a melhor maneira de cuidar das máquinas agrícolas? Continue a leitura e confira:
MÁQUINAS AGRÍCOLAS: A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO
As máquinas agrícolas são consideradas aliadas de quem trabalha no campo e, portanto, a manutenção é a garantia de longevidade e lucro.
Investir em tratores e implementos, como colheitadeiras, semeadoras ou pulverizadores requer um alto valor, assim, é preciso cuidar muito bem para que os problemas mecânicos não atrapalhem o seu desempenho e operação.
Cada manutenção deve ser planejada, prevendo custos que serão dispensados, época ideal para realização e quem prestará o serviço, esses cuidados básicos na mecanização agrícola fazem toda a diferença e podem ajudar a prolongar a vida útil do maquinário.
Continue a leitura e saiba quais são as maneiras de cuidar melhor das suas máquinas agrícolas.
OPERAÇÕES DAS MÁQUINAS AGRÍCOLAS
Segundo censo do IBGE, entre tratores, semeadeiras, colheitadeiras e adubadeiras, o Brasil já conta com mais de 2 milhões de máquinas. Sem a mecanização do campo não seria possível suprir a demanda atual mundial de alimentos. Porém, se por um lado a mecanização traz eficiência e produtividade, por outro, ela pode ser também fonte de gastos.
As etapas de produção de uma lavoura exigem diversas intervenções no seu manejo sendo normalmente realizadas pela mecanização e implementos agrícolas. Esses devem estar disponível, revisado e abastecido para exercer sua função no tempo certo para cada atividade.
Dentre as principais atividades das máquinas e implementos, destacam-se:
- Pulverizações, com aplicação de herbicidas, inseticidas e fungicidas;
- Operações de semeadura, para a implantação da cultura;
- Colheita;
- e Transporte dos grãos.
Para o melhor desempenho de cada uma destas atividade, a gestão da mecanização agrícolas se fez necessário.
A operação inadequada das máquinas pode trazer custos adicionais e desnecessários para o produtor. Geralmente a mão de obra que opera as máquinas é desqualificada e com baixo grau de instrução e isso pode acabar resultando em prejuízos para o produtor.
Sendo assim, as máquinas e implementos agrícolas devem ser pontos importantes de atenção na fazenda, a boa operação das máquinas no campo também pode ser fator decisivo para determinar as margens da operação e a lucratividade do produtor. Ociosidade e mau uso, são alguns dos principais problemas que o produtor encontra com relação ao uso de seu maquinário e que fazem seus custos operacionais aumentarem substancialmente.
CUIDAR DO TRATOR E IMPLEMENTOS AUMENTA PRODUTIVIDADE
Para aumentar o ganho na produtividade da sua colheita, ainda mais quando existem diversos intervalos entre as safras durante o ano, é preciso cuidar do seu equipamento e de suas máquinas agrícolas. Deixá-las em boa condição de uso fazendo manutenções preventivas é imperativo para colher mais e com mais qualidade.
Além de garantir um aumento técnico em aproveitamento no campo, a manutenção e troca de peças conserva e prolonga a vida útil das máquinas. Como benefício também, as peças dificilmente quebrarão se estiverem com os devidos cuidados, e desgastes serão cada vez mais raros. E, se a ideia é vender a máquina e trocar por uma melhor, a manutenção também ajuda a manter o preço de revenda.
GESTÃO DA FROTA
Saber como está o andamento da frota, com anotações sobre: custos de manutenção, gastos com combustíveis, entre outros dados, facilita decidir pelo conserto ou troca definitiva do equipamento.
Você já parou para pensar o quanto manutenções preventivas podem fazer a diferença em equipamentos de diferentes setores e aplicações? Aliás, ter atenção em alguns detalhes pode não apenas preservar, mas também prolongar a vida útil de muitos maquinários.
IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DE MAQUINAS AGRÍCOLAS
O uso responsável e a boa gestão garantem a longevidade das máquinas agrícolas.
A manutenção preventiva é muito importante para garantir o bom funcionamento do equipamento e também para prolongar a sua vida útil, evitando quebras inesperadas e desgastes prematuros, além de garantir eficiência, produtividade e assegurar o valor do equipamento na hora da revenda.
Em primeiro lugar, é importante ter um profissional qualificado e apto para resolver os possíveis problemas que aparecerão no decorrer das manutenções. A periodicidade dessas checagens depende de como e onde a máquina é utilizada e também das horas trabalhadas. Entretanto, a revisão deve ser realizada em todas as peças e componentes óleo-hidráulicos dos equipamentos agrícolas, como os filtros e nível do óleo dos motores e bombas hidráulicas, por exemplo. Se algum desses itens apresentarem desgaste, já se organize para realizar as devidas substituições.
Aproveite o momento da revisão para verificar também a calibragem e os sulcos dos pneus e também as suspensões, analisando se estão em bom estado e substituindo-os se houver necessidade.
Ao realizar a manutenção preventiva, preocupe-se também em escolher componentes óleo-hidráulicos de qualidade, de marcas que já possuam reconhecimento no mercado e que sejam compatíveis com o maquinário utilizado no seu negócio. Se atentar a esses pontos ajuda no trabalho diário e na qualidade de médio e longo prazo do seu equipamento agrícola.
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Os equipamentos e implementos agrícolas precisam estar disponíveis na hora certa para realização das atividades na fazenda. A manutenção agrícola deve estar em dia para o sucesso da produtividade.
A manutenção preventiva dos equipamentos é sempre a mais indicada, utilizada como uma forma de prevenir danos e atrasos no meio de uma operação, além de ser mais econômica.
O operador deve estar a tento a:
- Temperatura além do intervalo;
- Rotação do motor;
- Indicador de restrição de passagem de ar;
- Falta de lubrificação;
- Nível de combustível.
- Nível de fluidos (cárter, transmissão, radiador etc.);
- Pressão e estado de conservação dos pneus;
- Filtros de ar;
- Pontos de engraxe;
- Sistemas elétricos (partida, luzes etc);
Existem muitas vantagens em realizar a manutenção preventiva de equipamentos agrícolas, como a redução dos riscos de quebra e a prevenção do envelhecimento e degeneração, tanto dos componentes óleo-hidráulicos quanto dos equipamentos em si. Além disso, com a manutenção preventiva não há necessidade de interromper as atividades do seu negócio. Ou seja, a técnica é a maneira mais eficiente das empresas manterem a qualidade dos seus equipamentos, sem precisar deixá-los parados.
Para otimizar os gastos é preciso controle não só do gestor, mas de toda equipe envolvida. Alguns fatores como a intensidade de uso e o tipo de cultura trabalhada podem influenciar, mas o objetivo é prevenir erros e falhas nas peças e componentes óleo-hidráulicos de diversos tipos de máquinas e equipamentos. Somente antecipando possíveis problemas é que você poderá planejar os reparos com calma e organizar suas finanças, fazendo orçamentos com três ou mais fornecedores, escolhendo a opção com o melhor custo-benefício para o seu negócio.
Peças de qualidade: assim como seu carro, peças genéricas podem ser mais baratas, porém, são uma armadilha. Com as máquinas agrícolas, ocorre algo parecido. Leve sempre a mecânicos de confiança ou na assistência autorizada para evitar uma grande dor de cabeça.
Combustível de qualidade: usar combustíveis de qualidade ajuda na performance e durabilidade da sua máquina agrícola. Fique atento ao fornecedor, prazo de validade e forma de armazenamento do óleo diesel em sua propriedade rural.
De acordo com o portal máquinas agrícolas é possível fazer uma boa manutenção preventiva verificando os itens abaixo conforme as horas trabalhadas:
Imagem: Portal Máquinas Agrícolas
GESTÃO DAS MÁQUINAS AGRÍCOLAS
O produtor rural tem o domínio da terra e precisa de um software de gestão de fazenda para tocar o negócio de maneira produtiva. Essa tecnologia tem o objetivo de auxiliar no controle de tudo que envolve sua safra, desde o planejamento até a mecanização agrícola.
Permite que você saiba seu fluxo de caixa e saiba exatamente como está sua saúde financeira, tudo em um ambiente preservado e seguro, para consulta e análise sempre que for preciso.
Confira outros benefícios da utilização de um sistema de gestão como GA Master:
- redução nos erros de lançamento;
- acesso a todos os dados;
- facilidade de cálculos;
- leitura imediata do inventário;
- disponibilidade de dados para o planejamento;
- controle dos custos de suas máquinas.
- lançamentos ágeis para informar a atividade, os equipamentos, o operador e seus insumos.
Ficou interessado? Entre em contato conosco e tenha uma gestão completa de sua propriedade.
Uma resposta